Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 07:58

Joaçaba

Câmara homenageia Rede Feminina de Combate ao Câncer

Publicado em 09/10/2019 ás17:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Era final de 2017 quando a joaçabenses Aurelinda Surdi, 54 anos, descobriu um câncer no ovário. Após uma cirurgia e sessões de quimioterapia ela foi incentivada pela filha a buscar apoio junto a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), local que vem frequentando a quase dois anos. Na Rede, Aurelinda fez amizades, pratica Yoga e Reiki e recebe apoio psicológico. Ela terá que passar por mais uma cirurgia em breve e relata que a filha, a família, amigos e a Rede fazem toda a diferença para que encontre forças para continuar o tratamento. É um trabalho maravilhoso o que fazem aqui”, diz ela.

Como forma de reconhecer o trabalho voluntário e a dedicação das mulheres que constroem a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba, a Câmara de Vereadores entregou uma Moção de Aplauso as integrantes da entidade na sessão de segunda-feira (7). A proposição em prestar a homenagem foi do vereador Luiz Vastres e aprovada por todos os demais vereadores.

“Por maior que pudesse ser a homenagem, não seria suficiente para reconhecer a importância do trabalho social que as senhoras prestam à comunidade”, disse Vastres. A atual presidente da Rede, Nair Thrum Motta é voluntaria da entidade há 8 anos. Segundo ela, a Rede viabiliza a realização de aproximadamente 800 exames clínicos das mamas e citopatológicos por ano.

Os vereadores foram unanimes em enaltecer o trabalho da RFCC e a presidente Disnéia De Marco lembrou da importância do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.  

A RFCC

A Rede Feminina de Combate ao Câncer, que atende pacientes de Joaçaba, Herval d’Oeste, Luzerna e outros municípios vizinhos, oferece consultas de enfermagem com exame clínico das mamas e coleta de material para exame citopatológico, além de encaminhamentos para mamografia e ultrassom.

A RFCC também viabiliza o empréstimo de perucas, doação de lenços, fraldas geriátricas e sutiãs adaptados para as mulheres que passaram por mastectomia, além de atendimento psicológico, aulas de Yoga e sessões de Reiki, acupuntura e auriculoterapia. Já os atendimentos fisioterápicos são disponibilizados em parceria com o AMU.

A entidade ainda conta com um brechó e uma oficina de artesanato, onde são feitos trabalhos em crochê, pet colagem, bordados e pinturas. As peças são comercializadas e o lucro é revertido para a continuidade das atividades. Outra iniciativa são as palestras de conscientização nas empresas, escolas, centros comunitários e grupos de idosos, com a distribuição de panfletos que orientam para a prevenção.

O mês de outubro concentra o maior número de ações, devido ao Outubro Rosa, mas a Rede Feminina realiza seu trabalho de janeiro a dezembro. A RFCC de Joaçaba atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na Rua Roberto Trompowsky, nº 224. Para as consultas de enfermagem, o atendimento é das 15h às 19h. O telefone para contato é o (49) 3521- 2522.

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X