Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 10:05

Joaçaba

Vereadores aprovam projeto que impede saída da reitoria de Joaçaba

Publicado em 07/08/2013 ás14:50

Unoesc Campus de Joaçaba

Foto: Unoesc Campus de Joaçaba

Recebeu aprovação na Câmara de Vereadores de Joaçaba, por unanimidade, o projeto de lei nº 3.144 que altera dispositivos da lei 545/68. O projeto votado em sessão de terça, dia 06, estabelece a cidade de Joaçaba como sede dos órgãos de administração e comando da Unoesc. O projeto foi elaborado pelo Poder Executivo e enviado à Câmara em regime de urgência após a imprensa ter noticiado a possibilidade de a Unoesc transferir a reitoria, hoje sediada em Joaçaba, para a cidade de Chapecó.

O presidente do Legislativo Elói Hoffelder questionou um dos motivos apresentados pela Unoesc para uma possível transferência da reitoria. “Acredito que a falta de voos regulares no aeroporto não pode ser apresentada como empecilho, pois, as demais unidades da Unoesc, onde acredito que o reitor precise estar com frequência, estão próximas daqui. A falta de voos pode até dificultar a vinda de professores para determinados cursos, mas, não a administração por parte da reitoria. Aprovando este projeto estamos colaborando para evitar a saída da reitoria de Joaçaba”, afirmou Elói. 

O vereador Luiz Vastres ressaltou o trabalho do advogado Darci Fuga pelo apoio dado no apontamento de informações que originaram o projeto de lei. Os vereadores Righi, Zílio, Valdão e Éber também elogiaram a atuação de Fuga neste processo.    

O vereador Éber apresentou vários argumentos para votar favorável. Entre eles, apontou o fato de que a Fundação Universidade do Oeste (Funoesc) ter 31 votantes, mas, apenas 7 serem de Joaçaba. Logicamente que Joaçaba sairia perdendo em uma votação para a mudança da reitoria. “Aprovando este projeto, acredito que estamos dando um passo importante para manter a reitoria aqui e protegendo o reitor”.  

Jucelino Ferraz disse que entende que o reitor também é favorável a este projeto e que caso a Unoesc não tivesse interesse em permanecer com sua sede administrativa em Joaçaba não teria feito investimentos tão significativos em uma nova edificação para abrigar a reitoria. “Independentemente da polêmica gerada em torno deste projeto, defendo a ideia de que todos nós vereadores, devemos fazer mais do que estamos fazendo para resolver o problema do tráfego aéreo”.  

O vereador Chico Lopes lembrou que o parecer do assessor jurídico da Câmara, José Gustavo Baldissera Conte, que foi favorável ao projeto, também deu segurança aos vereadores. “Teríamos um efeito muito negativo com a perda da reitoria”.

Ademir Righi disse que acredita que o reitor esteja recebendo pressão política de outras unidades da Unoesc para a transferência da reitoria e que ao aprovar este projeto está defendendo os interesses do município de Joaçaba.  

Vilmar Zílio ressaltou que a prefeitura está adquirindo os equipamentos necessários ao aeroporto e que não vê a justificativa da falta de voos regulares como fundamental neste possível processo de transferência da reitoria.  

O vereador Almir Pastori afirmou que é importante manter os órgãos e entidades representativas existentes no município e o vereador Valdão também defendeu a manutenção da reitoria em Joaçaba.

 

Fonte: Adriana Panizzi

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X