Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 08:49

Herval d' Oeste

Cruzeiro do Morro da Cruz de Herval d´Oeste é revitalizado

Publicado em 09/01/2020 ás20:00

Cruzeiro do Morro da Cruz, símbolo de fé dos hervalenses

Foto: Cruzeiro do Morro da Cruz, símbolo de fé dos hervalenses

A Administração Municipal de Herval d´Oeste inaugurou na tarde desta quinta-feira (9) a revitalização do Cruzeiro do Morro da Cruz, símbolo de fé dos hervalenses, localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima. A solenidade foi marcada por um culto ecumênico, com a apresentação do Coral Coliarte.

A Cruz foi restaurada em 2019 e voltou a iluminar o alto do morro no dia 23 de dezembro, durante as festividades do Natal. A iniciativa foi do Conselho Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação. O projeto recebeu apoio da Polícia Militar Ambiental, que destinou R$ 17.500,00, recurso oriundo de infrações ambientais.

A secretária de Educação, Silvana Bula, contou que não há registro oficial sobre o Cruzeiro do Morro da Cruz, sendo necessário pesquisar sua origem junto aos moradores mais antigos do município. “O que pudemos apurar é que a cruz foi erguida em madeira na década de 70, e que na década seguinte ganhou a estrutura metálica, que nunca foi revitalizada e se deteriorou com o passar do tempo”, relatou. “Estamos felizes em poder estar devolvendo este símbolo de fé aos hervalenses”, acrescentou.

“Durante muito tempo este monumento, que possui uma história de praticamente 50 anos, ficou esquecido, mas agora tivemos a oportunidade de restaura-lo”, discursou o vice-prefeito Mauro Martini, ao agradecer os responsáveis. “Quero expressar meu agradecimento ao Conselho de Cultura, presidido pelo Luiz Fernando Spessatto, a Secretaria Municipal de Educação e a parceria da Polícia Militar Ambiental, que se engajaram no projeto”.

O Hino do município evoca a cruz como como atrativo e também símbolo de fé dos hervalenses: “Herval d´Oeste a tua bela cruz é grande fé que sempre nos conduz”...

Veja na galeria abaixo a situação precária que se encontrava a cruz, que corria o risco até de cair, a qualquer momento:

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X