Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
26-05-2020 | 09:25
GERAL18/02/2020 às 17:30

Empresa de Joaçaba é finalista do Prêmio Inovação Catarinense

Empresa de Joaçaba é finalista do Prêmio Inovação Catarinense
Foto:Divulgação

Nem sempre a inovação exige processos sofisticados, softwares ou um projeto muito fora do dia a dia das pessoas. Uma ideia que altera um simples processo pode gerar impacto ambiental, social e econômico. É o que tentou desenvolver a C4NDIROO Soluções Sustentáveis de Joaçaba, com uma máquina que prensa e transforma em outros produtos as embalagens longa vida que antes eram destacadas em aterros sanitários.

Por causa dessa iniciativa, a empresa hoje é finalista na categoria Inovação de Impacto Socioambiental do Prêmio Inovação Catarinense - Professor Caspar Erich Stemmer, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). A divulgação dos vencedores será realizada na próxima quarta-feira (19 de fevereiro), às 18h30, durante cerimônia no auditório da Acate em Florianópolis.

A C4NDIROO foi fundada em 2018 com o objetivo de reutilizar embalagens para a criação de novos produtos. A equipe percebeu que a reutilização de produtos tinha um custo elevado e que, por isso, muitos materiais eram descartados em aterros sanitários, como as caixas longa vida. O Brasil produz por ano cerca de 6 bilhões desse tipo de embalagens, mas recicla apenas 20% disso.

Para resolver esse problema, empresa desenvolveu um equipamento capaz de higienizar, prensar e colar as embalagens para a criação de novos produtos que podem ser utilizados na construção civil, por exemplo, com baixo custo. O resultado é a criação isolantes térmicos para residências, partes de estruturas para abrigos emergenciais (em casos de catástrofes naturais), caixas de transportes de alimentos e divisórias de paredes, além de compensados, tapumes para as obras ou mesmo carteiras escolares.

As máquinas podem ser adquiridas tanto por prefeituras quanto por cooperativas de reciclagens, ajudando na redução de resíduos em aterros e contribuindo com a renda dos recicladores.

O equipamento da C4NDIROO faz parte de um dos 124 projetos inscritos nessa edição do Prêmio Catarinense de Inovação. Destes, 30 foram selecionados como finalistas em 11 categorias. Confira todos que estão concorrendo no site http://bit.ly/PrêmioStemmer.

Saiba mais

O Prêmio Inovação Catarinense - Professor Caspar Erich Stemmer foi criado em 2008 para reconhecer e dar visibilidade a pessoas e instituições que desenvolvem conhecimento científico e tecnológico. São destacados esforços em inovação, em desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, além de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Serviço

O quê: resultado do Prêmio Inovação Catarinense.

Quando: próxima quarta-feira (19 de fevereiro).

Onde: auditório da Acate, na SC-401 em Florianópolis.

Horário: às 18h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Fapesc

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui