Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
18-11-2019 | 01:57
JOAÇABA15/08/2013 às 12:25

Apae de Joaçaba é a primeira de SC e do Sul do Brasil a obter o certificado ISO 9001

Apae de Joaçaba é a primeira de SC e do Sul do Brasil  a obter o certificado ISO 9001
Foto:Ato simbólico contou com a presença de autoridades

Na manhã desta quinta-feira (15), durante ato simbólico, o presidente da escola especial Frei Bruno de Joaçaba Carlos Brustolin anunciou oficialmente que a Apae é a primeira de Santa Catarina e do Sul do Brasil a ter o sistema de gestão certificado pela norma NBR ISO 9001:2008. O processo de implantação da certificação começou a sair do papel em maio do ano passado. A primeira auditoria ocorreu em junho deste ano com a visita do auditor da DNV - Det Norske Veritas Certificadora Ltda -, Holmer Almeida Brazeiro Filho, de Porto Alegre (RS).

Conforme Carlos Brustolin, o certificado tem por objetivo melhorar os serviços prestados pela escola, com ênfase na habilitação e reabilitação clínica e inclusão da pessoa com deficiência. “A nossa Apae já tinha o reconhecimento do Estado como referência, mas queríamos dar um passo a frente e buscar uma ferramenta que nos oferecesse procedimentos de melhoria, estabelecendo normas e sempre buscando  a melhor qualidade dos nossos serviços. Hoje com a certificação qualquer procedimento deve seguir criteriosamente os trâmites estabelecidos pela ISO”.

Brustolin também destaca que a ISO leva a uma avaliação melhor dos serviços prestados aos alunos e também aos clientes (sociedade civil, governos do estado e federal e municípios que contribuem com a Apae). “Agora o nosso desafio é manter a certificação que tem validade por três anos e é avaliada anualmente. Queremos com esta conquista agradecer todo nosso corpo de funcionários que não mediu esforços para que conquistássemos esta certificação, e ao mesmo tempo queremos servir de referência para outras escolas especiais. A ISO vai auxiliar na captação de recursos, pois grandes empresas que tem este certificado se relacionam melhor com entidades que possuem o mesmo modelo de gestão”.

O secretário do Desenvolvimento Regional de Joaçaba Ricardo Grando destacou a importância da conquista do certificado pela Apae que só vem a comprovar a qualidade dos serviços prestados a comunidade regional. “A  Apae de Joaçaba é referência para o estado e é agora pioneira na conquista do ISO e isso com certeza reflete claramente na qualidade dos serviços prestados aos alunos. O estado é parceiro por meio do Fundosocial que repassa recursos a escola”.

O prefeito de Luzerna Moiseis Diesrman, representando os prefeitos da região disse que a certificação da Apae é motivo de orgulho para toda comunidade regional. “Parabenizo toda a diretoria da escola e seus funcionários que são os responsáveis pela manutenção de uma organização como esta que possui uma estrutura invejável. Este certificado vem só comprovar e aprovar um excelente trabalho que vem sendo feito”.

A Apae de Joaçaba atende entre a escola e a clínica 140 alunos dos municípios de Joaçaba, Herval d’ Oeste, Luzerna, Treze Tílias, Lacerdópolis e Erval Velho e possui um quadro de 50 funcionários. Também participaram do evento a diretora da Apae Eliza Piovesan, a secretária executiva Sandra Fuga que representou a diretoria no processo de certificação, demais membros da diretoria, funcionários, professores, gerentes SDR e Gerei de Joaçaba, convidados e imprensa regional.

ISO 9001 – A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização foi fundada em 1947 em Genebra, e sua função é promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão regulamentador da ISO chama-se Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ISO ficou popularizada pelas normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.

A série ISO 9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gestão através de organismos de certificação. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas. Existem outras instituições de serviços que também já receberam o certificado, como por exemplo, o Hospital das Clinicas da USP e Hospital Einstein.

Fonte: Joce Pereira

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui