Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 03:54

Herval d' Oeste

Vereador questiona HUST sobre implantação da UTI Neonatal

Publicado em 08/04/2020 ás14:30

Imagem Ilustrativa de uma UTI Neonatal

Foto: Imagem Ilustrativa de uma UTI Neonatal

A Câmara de Vereadores de Herval d´Oeste aprovou na sessão desta terça-feira (7), via audioconferência, o requerimento do vereador Everton Parisenti (PL). Ele solicita que seja encaminhado ofício ao Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) com pedido de informação sobre a eventual implantação de uma UTI Neonatal.

No documento, o vereador faz os seguintes questionamentos: A instituição de saúde tem interesse na instalação de uma UTI Neonatal? Qual a avaliação do hospital sobre a necessidade e os benefícios para a região na instalação de uma UT Neonatal?

Everton solicita ainda informações sobre quantas crianças foram transferidas para outros hospitais no ano de 2019 devido a falta de uma UTI Neonatal, e quais são as ações tomadas pela instituição até o momento com relação a projetos e perspectivas de instalação de uma UTI Neonatal.

“Estamos nesta luta há quase um ano. Esse projeto foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo hervalense, foi alvo de Moção de Apoio, aprovada por mais de 400 vereadores durante encontro da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), já foi apresentado para o secretário de Saúde do Estado Helton Souza Zeferino, que nos deu total apoio, e também aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), quando foi apresentado pelo deputado estadual Neodi Saretta”, ressaltou.

Everton informa que também já conversou com a diretoria do Hospital, que se mostrou interessada na época, mas que não mais se manifestou. “Eu creio que já se passou tempo suficiente e esperamos que o HUST tenha uma resposta positiva. Esta UTI Neonatal representa salvar vidas de bebês que necessitam com urgência de atendimento. Quantas mortes ainda precisam ocorrer para que se tome uma posição?”, indagou.

UTI Neonatal
A UTI Neonatal é um ambiente do hospital preparado para receber bebês que nascem antes das 37 semanas de gestação, com baixo peso ou que possuem algum problema que possa interferir no seu desenvolvimento, como alterações cardíacas ou respiratórias, por exemplo. O bebê permanece na UTI até que consiga respirar sem a ajuda de aparelhos, tenha peso ideal e consiga sugar toda a comida, sendo o tratamento continuado em casa. O tempo de permanência na UTI varia de acordo com o bebê e o motivo pelo qual foi levado, no entanto, em alguns hospitais um dos pais pode permanecer com o bebê durante todo o tempo do internamento.

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X