Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 13:04

Geral

PRF lança campanha "Desafio Sangue Solidário"

Publicado em 11/04/2020 ás10:30

PRF/Divulgação

Foto: PRF/Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal lançou nesta semana a campanha “Desafio Sangue Solidário”. Trata-se de um desafio em que os policias rodoviários federais fazem doação de sangue e desafiam outros para o mesmo ato de solidariedade. O objetivo é estimular a doação de sangue não só entre o efetivo, mas em toda a sociedade, que tem visto o estoque nos Hemocentros do Brasil cada vez mais reduzido em razão do isolamento social, imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Nas últimas semanas, o Brasil e grande parte do mundo têm enfrentado uma situação de crise inédita, as medidas adotadas para que seja evitada a disseminação da Covid-19 determinam isolamento social e paralisação de inúmeras atividades comerciais e cotidianas.

O sistema de saúde também é afetado pela situação social imposta pela quarentena. A indisponibilidade de qualquer recurso torna grave quadros de saúde que seriam de relativa tranquilidade em circunstâncias diversas da atual. A falta de sangue para procedimentos de transfusão para os pacientes hematológicos faz com que estes ocupem leitos que poderiam ser destinados ao tratamento de pacientes com a Covid-19.

Para que não haja um colapso nos atendimentos de emergência em todo país, é fundamental que as pessoas saudáveis contribuam para a manutenção dos estoques de sangue. Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves continuam demandando os estoques de sangue em todo o país.

Doar sangue é um ato humanitário, que pode salvar a vida de uma pessoa. A doação é segura, sem riscos para o doador. Há 32 hemocentros no Brasil e aproximadamente 500 serviços de hemoterapia – onde também são feitas coletas e uso do sangue. Segundo o Ministério da Saúde, estes serviços estão preparados para receber doadores com segurança e condições de higiene preventiva, uso de antissépticos e acolhimento que minimizam a exposição e aglomeração.

A PRF então convida você a participar do Desafio Sangue Solidário. Chegou a hora da união de esforços para auxiliar na reposição dos estoques de sangue nos hemocentros de todo o país. Faça parte dessa corrente humanitária pela vida!

Doe sangue e desafie algum amigo, familiar ou colega de trabalho a fazer o mesmo e dar esperança a quem precisa. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Para que mais gente possa fazer parte dessa corrente, a PRF solicita que o doador grave um vídeo ou tire uma foto no momento da doação, desafiando um outra pessoa. Poste o registro no Instagram marcando o perfil oficial da instituição @prfoficial juntamente com a #DesafioSangueSolidário.

No Brasil, podem doar sangue: pessoas entre 16 e 69 anos, para menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis; pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60 anos; é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O doador deve estar descansado, alimentado e não ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores à doação, além de portar documento de identidade com foto.

Em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou terem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Fonte: Nucom PRF

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X