Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 05:12

Coronavírus

HUST ainda não recebeu apoio de Joaçaba para enfrentar coronavírus

Publicado em 21/05/2020 ás16:00

Divulgação

Foto: Divulgação

De forma virtual, o diretor do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), Alciomar Marin, participou na última terça-feira (19) da sessão da Câmara de Vereadores de Joaçaba, atendendo a um convite feito pelo vereador Ricardo Antonello.

Antes de responder aos questionamentos dos vereadores, Marin fez um relato sobre como o HUST se preparou e como está enfrentando a pandemia do coronavírus. Informou que assim que surgiram os primeiros casos no Brasil e em Santa Catarina, o hospital já iniciou uma discussão ampla sobre as medidas a serem adotadas para o enfrentamento ao Covid-19. E, que desde então foi feita uma mudança bastante significativa na unidade, implantando uma ala totalmente isolada para tratamento dos pacientes e capacitando todos os profissionais. Especificamente para pacientes do Covid, o HUST dispõe de 10 leitos clínicos e sete leitos de UTI e, que o hospital busca, junto ao governo do Estado, implantar mais quatro leitos de UTI, para os quais precisa dos equipamentos necessários. “Esta situação é um aprendizado para todos nós. Felizmente tivemos poucos pacientes internados nesta ala”, informou ele.

Apoio ao HUST

Questionado sobre o apoio que o hospital tem recebido para o combate ao coronavírus, tanto do governo do Estado como de municípios, Marin informou que o HUST recebeu do Estado apenas 100 kits de testes rápidos para serem utilizados entre os profissionais da unidade. Porém, a equipe é de aproximadamente 500 pessoas, ou seja, a quantidade não é suficiente para testar todos. Informou ainda que o HUST tem apenas um profissional afastado pela doença, em isolamento domiciliar.

Questionado sobre auxílio recebido por parte do município de Joaçaba, ele respondeu que da Prefeitura recebeu apenas doações de alguns protetores faciais e nada mais.

Prevenção

Marin reiterou a importância de que a população siga todas as normas e orientações em relação à prevenção. “É importante que tenhamos esta consciência, pois, o coronavírus é um inimigo invisível. Até não termos uma vacina ou medicamentos mais específicos para o tratamento, será preciso ter esta consciência e nos adaptarmos a esta nova realidade”, ressaltou ele.

Antonello e os demais vereadores elogiaram o trabalho feito pelo hospital e pela equipe de profissionais. Disse que cobrou do secretário regional de Saúde e também do secretário municipal a necessidade de mais testes rápidos. Ele ainda sugeriu o encaminhamento urgente de ofícios aos mesmos solicitando providências.

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X