Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 11:18

Agricultura

Chega ao Japão primeiros containers de carne suína catarinense

Publicado em 23/08/2013 ás08:30

Takeshi Onozuka/Secretaria da Agricultura e da Pesca

Foto: Takeshi Onozuka/Secretaria da Agricultura e da Pesca

O primeiro container carregado de carne suína procedente de Santa Catarina chegou ao Japão nesta quinta-feira, dia 22, informou o adido agrícola do Brasil na Embaixada de Tóquio, Barone de Araújo Nojosa, ao governador Raimundo Colombo e ao secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues. O produto estará disponível na próxima semana aos supermercados e restaurantes japoneses. “É um momento histórico para Santa Catarina. A primeira remessa abre de fato o importante mercado japonês para a carne suína catarinense”, comemora o secretário João Rodrigues.

A carga da Seara, com 21 toneladas de carne suína in-natura, saiu do Porto de Navegantes no dia 13 de julho. Oito frigoríficos de cinco empresas foram habilitados a exportar carne suína ao mercado japonês. A BRF (com as unidades de Campos Novos e de Herval D’Oeste), Seara (unidades de Seara e de Itapiranga), Pamplona (Rio do Sul e de Presidente Getúlio), da Aurora (Chapecó) e da Sul Valle (São Miguel do Oeste). Já embarcaram suas cargas os frigoríficos da BRF e da Aurora e os outros frigoríficos preparam seus embarques.

O secretário João Rodrigues ressalta que Santa Catarina é o maior produtor nacional de carne suína, respondendo por um quarto do total produzido no país. Da média de 800 mil toneladas produzidas por ano no estado, o mercado internacional consome cerca de 200 mil toneladas. O Japão é o maior importador de carne suína do mundo, comprando o equivalente a 1,2 milhão de toneladas por ano. A expectativa do Governo do Estado é de que, em uma primeira etapa, Santa Catarina responda por 10% desse mercado, ou seja, cerca de 120 mil toneladas. O montante representaria um ganho da ordem de 60% nos embarques de carne suína catarinense para o exterior.

A entrada da carne suína catarinense foi autorizada pelo governo japonês em maio deste ano. Em junho, o governador Raimundo Colombo, o secretário João Rodrigues e uma comitiva de deputados e empresários catarinenses estiveram em Tóquio para oficializar a parceria. Antes dos embarques comerciais, a BRF já havia enviado, por avião, um lote de cortesia que foi servido em jantar para a comitiva catarinense na Embaixada do Brasil no Japão.

O Brasil terá que disputar o fornecimento para o mercado japonês, hoje abastecido por Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, México e Chile. Essa competição será definida pelos aspectos técnicos de atendimento aos padrões exigidos, o cumprimento de prazos e demais condições estabelecidas nas negociações.

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X