Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
06-08-2020 | 10:14
JOAÇABA17/06/2020 às 10:30

Junho violeta conscientiza sobre a violência contra o idoso

Junho violeta conscientiza sobre a violência contra o idoso
Foto:Divulgação

Na última segunda-feira, dia 15 de junho, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não a aceitar como normal. O Estatuto do Idoso considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

Esta data deve ser lembrada com a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e que, a sociedade em geral, deve estar atenta às diversas formas de violência contra a pessoa idosa, bem como, a importância de denunciar os casos, que, em grande parte, ocorrem dentro do próprio ambiente familiar.

Para isso, as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde de Joaçaba, por meio dos serviços do Centro de Referência do Idoso (CRI), CRAS, CREAS e da ESF e NASF, realiza neste mês a Campanha “Junho Violeta”, que visa alertar e informar a população sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.

Entre o ano de 2019 e até meados de 2020, o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social atendeu 33 casos de violência contra o idoso, sendo que das violências atendidas, 11 foram por negligência/ abandono, 4 por negligência, 1 por abandono, 3 por abuso financeiro, 7 por violência psicológica, 5 por violência física e 2 por  estresse do cuidador.

É dever de todos zelar pela dignidade da pessoa idosa e, qualquer ato, que viole estes direitos, devem ser denunciados através do Disque 100, no CREAS (3521-1957), na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescentes, Mulher e Idoso (3527-9514).

Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Comunicação

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui