Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 06/09/2026 | 15:41
Publicado em 25/06/2020 ás09:45
Concluir um Doutorado, por si só, é um feito digno de orgulho. Mas além disso, saber que a Tese, que é o fruto de toda a dedicação ao longo do tempo de pesquisa, foi reconhecida internacionalmente e que se tornou um livro é ainda mais gratificante.
Foi isso que aconteceu com o professor Paulo Junior Trindade dos Santos. Ele, que atua no Curso de Direito nos diversos campi da Unoesc e é professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado), escreveu a tese intitulada “Filosofia do direito processual (da jurisdição ao processo): o fenômeno conflitológico de interesses como gênese do direito", orientada por Darci Guimarães Ribeiro e que recebeu o prêmio Internacional do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus). A Tese, disputou com mais de 1300 candidatos de 22 nacionalidades, o que releva o impacto social e grande relevância do prêmio para a comunidade jurídica.
Na Tese, o professor buscou ressignificar a dinâmica processual, apontando que o processo pode servir à democracia e oportunizar um protagonismo social, em tempos nos quais a sociedade sente-se totalmente distante de qualquer instituição.
— A passagem realizada da jurisdição ao processo mostra que o direito é muito mais amplo que a Lei, mas que também esse direito não pode ser disposto de qualquer modo pelos Tribunais, servindo o processo como possibilidade de sanar essa senda existente entre direito e sociedade. Porém, me foi revelado pela Tese que o processo civil não é visto em sua potencialidade democrática, sendo reduzido à lei ou, pior, desconsiderado pelos juízes quando da decisão judicial, o que frustra tanto os advogados como as partes – e a sociedade como um todo. A transdisciplinariedade utilizada me revelou que a conflitualidade humana expressa a dinamicidade da vida como uma fonte de Direito vivo, o que nos remete a uma possibilidade de o processo ser um canal para criação de um direito vivo — comentou o professor.
Por ter vencido o prêmio, a Tese foi publicada na última semana em livro, dividido em duas publicações (Tomo 1 e Tomo 2). De acordo com o professor é recompensador ter o reconhecimento pelo resultado alcançado com a pesquisa e, principalmente, por saber que o material publicado pode ser fonte de estudo e até mesmo inspiração para outros pesquisadores.
— Agradeço todos que colaboraram para a realização desse feito, principalmente a minha mulher Gabriela Möller, pelo carinho e atenção e pela ajuda em tudo, também agradeço aos meus familiares e aos Professores Darci Guimarães Ribeiro, Cristhian Magnus De Marco, Marco Félix Jobim, Wilson Engelmann, Leonel Severo Rocha, Raquel von Hohendorff, Ronaldo Cezar, Vera Regina Schwade Loebens, somem-se aos agradecimentos as muitas outras pessoas que fizeram parte dessa construção e desse desenvolvimento profissional e pessoal — agradeceu o professor.
Link das publicações:
Tomo 1: https://www.pembrokecollins.com/loja/filosofia_do_direito_processual_tomo_i/
Fonte: CaedjusO crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
O acidente ocorreu manhã desta segunda-feira (31) em um trecho próximo à ponte de acesso ao bairro Amarante, no momento em que chovia na região