Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 20/04/2024 | 07:51

Educação

Intercâmbio: Estudantes mexicanos na Unoesc

Publicado em 26/08/2013 ás09:00

Myrna e Jesus com o professor Rudy Jose Nodari Junior

Foto: Myrna e Jesus com o professor Rudy Jose Nodari Junior

A Unoesc está recebendo neste semestre três estudantes da Universidade Autônoma da Baixa Califórnia (UABC), do México. São dois estudantes do Curso de Educação Física do Campus de Mexicali, que acompanharão o mesmo curso na Unoesc Joaçaba, e uma acadêmica que estuda Artes Plásticas no Campus de Ensenada e passará o semestre na Unoesc Xanxerê, vinculada ao Curso de Artes Visuais.

Joaçaba

Os dois estudantes que estão em Joaçaba são Jesus Cuellar Escoto, de 22 anos, e Myrna Alicia Ruiz Reyes, de 29. Ambos se formam em Educação Física no final do ano e vieram passar o último semestre da graduação na Unoesc.

Chegaram na semana passada a Joaçaba e em menos de uma semana já haviam conhecido a cidade e o Curso da Unoesc, visitado a Unoesc Chapecó e a Unoesc Pinhalzinho e participado de reuniões com professores do Curso em Joaçaba, o que mostra que o período que passarão no Brasil será agitado.

– Os professores são muitos legais, os brasileiros nos receberam muito bem – diz Jesus.

Até o final do semestre, eles cursarão três disciplinas do Curso de Educação Física e auxiliarão em dois projetos de pesquisa desenvolvidos no Laboratório de Fisiologia do Exercício. Serão 10 horas por semana em sala de aula e 20 horas no laboratório. Também estão previstas atividades fora da Universidade, algumas em escolas, onde participarão de aulas de Educação Física e de aulas de geografia, nestas últimas falando sobre a cultura mexicana.

– Queremos visitar e conhecer a região, crescer como alunos, como pessoas, como estudantes e como pesquisadores – diz Myrna, ao responder sobre a expectativa que tem para este semestre.

Xanxerê

Alba Cristina Careaga Carvajal, de 22 anos, é a estudante que está fazendo intercâmbio no Campus de Xanxerê. Ela é acadêmica da 7ª fase de Artes Plásticas no Campus de Ensenada da UABC. Chegou ao Brasil no dia 31 de julho e está matriculada em disciplinas do Curso de Artes Visuais da Unoesc Xanxerê e componentes em outros cursos do Campus.

Ela está residindo em uma pensão próxima à universidade, mas passa a semana com uma família de Xanxerê.

Conforme conta a estudante, ela tinha intenção de fazer intercâmbio fora do México e a escolha pelo Brasil se deu pelo interesse na cultura e idioma do País e também por ser próximo a Argentina, que também deseja conhecer. Ela também elogiou cidade e as pessoas que a receberam, dizendo que são muito receptivas e hospitaleiras.

Parceria entre as universidades

Três estudantes da Unoesc estão fazendo o caminho contrário ao dos mexicanos Jesus, Myrna e Alba e passarão este semestre estudando na UABC. Thiago Oroski e Roger William Ratkiewicz da Rosa, que cursam Administração com linha de formação em Curso de Comércio Exterior na Unoesc Chapecó, passarão o semestre no Campus de Mexicali. Já Janaina Almeida da Silva, do Curso de Artes Visuais da Unoesc Videira, passará o semestre no Campus de Ensenadas.

O intercâmbio dos seis universitários ocorre por meio de uma parceria existente entre a Unoesc e a UABC. Essa parceria foi firmada no ano passado. É resultado do contato proporcionado pela Rede Euroamericana de Motricidade Humana (REMH), da qual fazem parte. A participação na rede já proporcionou o intercâmbio de professores e parcerias em pesquisas, mas é a primeira vez que possibilita a mobilidade de acadêmicos, o que as duas instituições têm interesse de intensificar.

– Queremos que cada vez mais isso ocorra e que estudantes da Unoesc também se sintam motivados a fazer intercâmbio e conhecer a Universidade da Baixa Califórnia e outras universidades que fazem parte da Rede – diz o professor Dr. Rudy José Nodari Junior, que trabalha no Laboratório de Fisiologia do Exercício da Unoesc Joaçaba e é coordenador de Mobilidade Acadêmica para as Américas na REMH.

– É importante salientar que o fluxo de mobilidade teve um start positivo, pois já no início o convênio executa a mobilidade de alunos de graduação, numa plataforma multi campi, envolvendo a troca de conhecimento, pesquisa e cultural, além de respeitar de forma recíproca o número de alunos enviados e recebidos. Este é um dos maiores desafios – acrescenta a professora Kaline Zeni, responsável pela Mobilidade Acadêmica na Unoesc.

Fonte: Bruna Santos de Andrade /Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X