Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 08:20

Geral

Homem Pateta: pais desconhecem o que filhos fazem na internet

Publicado em 16/07/2020 ás13:30

Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

O caso "Homem Pateta", perfil na internet que incitava crianças ao suicídio e automutilação, ganhou um novo capítulo nesta semana com a descoberta de um suposto autor. De acordo com informações da Polícia Civil de São Paulo, o autor dos ataques seria um adolescente, um fato que reforça a discussão sobre a importância da presença dos adultos no acompanhamento das atividades dos menores na internet.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de cibersegurança Kaspersky, em parceria com a CORPA, metade das crianças brasileiras possui perfis nas redes sociais. Ao mesmo tempo, 20% dos pais admitem ignorar completamente as informações que seus filhos compartilham na internet.

A falta de atenção em relação à vida (geral e digital) das crianças é, na visão de Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, a principal brecha para que casos como esse continuem acontecendo. De acordo com o especialista, o envolvimento de jovens com criminosos ou grupos que estimulam a prática de violência tem relação com insegurança, e a ideia de que a internet é um ambiente anônimo ajuda a externar a angústia que o próprio agressor sente. E quando os pais não participam da vida de seus filhos, eles acabam alheios aos sinais, tanto quando a criança sofre ou gera algum tipo de bullying ou violência.

"A conversa é a principal arma para evitar e solucionar ambos os casos: da vítima e do causador da violência. Normalmente, quem faz bullying pode sentir inveja ou ciúmes por outra criança ou adolescente ter algo que ela não tem - e não me refiro a bens materiais, normalmente a motivação é emocional, familiar ou social", explica Assolini.

Outro desafio é conseguir explicar os riscos digitais para as crianças. Em uma pesquisa que a Kaspersky realizou, sete em cada dez pais brasileiros admitiram essa dificuldade.

Para ajudar a desenvolver essa conversa em casa, a Kaspersky lançou um e-book infantil chamado "Kasper, Sky e o Urso Verde". Disponível gratuitamente para download, a publicação trata de forma lúdica e com uma linguagem adaptada para crianças temas como: assédio, bullying, conteúdos maliciosos, entre outras ameaças presentes na internet. Segundo Assolini, todos esses assuntos fazem parte do universo virtual, e não podem ser negligenciados pelos pais.

Kasper, Sky e o Urso Verde, disponível para download

"A preocupação com a vida social sempre existiu, mas não como vemos agora. Isso porque nunca estivemos tão expostos e o nosso papel como adultos é orientar as crianças desde cedo sobre os cuidados com a sua exposição. Explique, por exemplo, que elas irão interagir com muita gente pela internet, que as pessoas são diferentes e que esta diferença deve ser respeitada. Além disso, é importante avaliar se é necessário compartilhar toda a vida privada nas redes sociais, pois há muitos riscos que esta exposição pode gerar", afirma o especialista.

Assolini ainda incentiva os pais a abrir oportunidades de conversar com os filhos sobre as situações vividas na internet. "Pergunte se houve alguma situação estranha no dia dele(a) ou que o(a) fez sentir desconfortável ​​ou ameaçado(a)", acrescenta.

Outras medidas de proteção

Além do diálogo, o especialista sugere algumas medidas que poderão ajudar a proteger as crianças. Uma delas é manter o controle sobre a privacidade dos filhos, configurando as redes sociais de modo que limite o contato com desconhecidos. No Facebook, por exemplo, é possível bloquear mensagens e solicitações de amizade de perfis sem conexão com conhecidos.

Outra solução, segundo o analista, é a instalação de programas de controle parental. Além de permitir o bloqueio a sites que possam gerar algum risco à segurança, é possível ativar recursos como bloqueio de mensagens que utilizem termos relacionados a bullying ou aliciamento. De acordo com levantamento da Kaspersky, no Brasil, menos de 30% dos pais utilizam esses recursos com os filhos.

Confira abaixo as dicas da Kaspersky para a segurança digital das crianças:

  • Estabeleça um diálogo sobre os perigos da internet com os seus filhos;

  • Participe das atividades online de seus filhos desde cedo como um "mentor". Pergunte sobre suas experiências online e, em particular, se teve algo que o(a) fez sentir desconfortável ​​ou ameaçado (a), como assédio, sexting ou aliciamento;

  • Defina regras simples e claras sobre o que eles podem fazer na internet e explique o porquê;

  • Configure corretamente as ferramentas de privacidade nas redes sociais de seus filhos para que as mensagens sejam visualizadas apenas por amigos e familiares;

  • Conte com uma solução de segurança de qualidade em todos os dispositivos conectados, como PCs, smartphones e tablets, e tenha ainda a função de controle parental, como o Kaspersky Safe Kids, habilitada nos dispositivos das crianças. Esta solução permite bloquear conteúdos inapropriados, mensagens de spam e ajudam a acompanhar as regras predefinidas de uso da internet. Baixe uma licença de teste no site oficial.

Para mais dicas de segurança infantil, acompanhe o blog da Kaspersky.

Fonte: Kaspersky

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X