Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 20/04/2024 | 09:42

Coronavírus

Profissionais de saúde destacam ações de combate ao coronavírus

Publicado em 25/07/2020 ás10:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Atendendo a uma convocação do vereador João Marqueze (PSC), participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Herval d´Oeste nesta semana a secretária de Saúde Eugenia Bucco, o médico e diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Carlos Rogério Lopes de Lima e o enfermeiro e gerente de Atenção Básica Willian César Gavasso.

Com o objetivo foi falar da prevenção, sintomas, tratamento e testagem do coronavírus, os profissionais reforçaram a importância do uso correto de máscaras, da higienização constante das mãos e do isolamento social.

Dr. Carlos disse que a população tem o entendimento errôneo de que é necessário fazer testagem em massa por meio dos testes rápidos, e que esta não é uma medida recomendável. Afirmou que os testes rápidos servem para diagnosticar se existem anticorpos na fase aguda ou na fase tardia da doença, que o exame que detecta a doença é o PCR, (cotonete inserido no nariz ou boca). De acordo com ele, os gestores, especialmente das cidades de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna estão tomando todas as medidas e precauções necessárias para o combate à doença.

Eugênia informou que foram contratados neste momento de pandemia dois enfermeiros para o Centro de Triagem, um enfermeiro e uma estagiária para a Vigilância Epidemiológica e uma enfermeira para o Tele Atendimento. O município recebeu dos Governos Estadual e Federal cerca de R$ 2 milhões para ações de enfrentamento à Covid-19, sendo que parte desses recursos foram utilizados para serviços médicos no Centro de Triagem, serviços médicos em visitas domiciliares, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), insumos médico-hospitalares, medicamentos, refeições no Centro de Triagem, Testes Rápidos e folha de pagamentos dos profissionais da saúde.

O enfermeiro Willian César Gavasso apresentou os números, mostrando que o município está numa crescente de casos. “Os casos estão aumentando dia a dia e isso nos preocupa porque mostra que grande parte da população ainda não se conscientizou da letalidade deste vírus. Pessoas saem às ruas sem máscaras, promovem aglomerações em festas em residências e em outros locais. É bom que fique claro que não há vacina nem remédio para cura do coronavírus, mas a população pode ajudar a controlar esta doença”.

O vereador João Marqueze destacou que a participação dos técnicos de saúde foi relevante, pois esclareceu dúvidas quanto aos recursos recebidos, e principalmente sobre as ações e estratégias que a Secretaria de Saúde está adotando no combate e prevenção da Covid-19. “Vamos continuar acompanhando de perto todos os trabalhos da saúde, pois em situações como esta de pandemia, precisamos e devemos errar o menos possível".

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X