Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 04:25

Geral

Delegada perde cargo por se negar a lavrar prisão de traficante

Publicado em 04/08/2020 ás18:44

Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A juíza Candida Inês Zoellner Brugnoli, titular da Vara da Fazenda Pública, Acidentes do Trabalho e Registros Públicos da comarca de Jaraguá do Sul, acolheu a ação civil pública proposta pelo Ministério Público que solicitou a perda do cargo da delegada Lívia Marques da Motta da Polícia Civil de Jaraguá do Sul, pela prática de ato de improbidade administrativa - configurado em negar-se a lavrar um auto de prisão em flagrante.

A decisão, com 52 páginas, decreta a perda do cargo público ocupado e também determina o pagamento de multa civil, arbitrada no valor de duas vezes a sua remuneração como delegada, além de proibi-la de contratar com o Poder Público ou dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de três anos.

De acordo com o Ministério Público, a delegada deixou de praticar ato de ofício a que estava obrigada (lavratura de auto de prisão em flagrante), de forma dolosa e por razão de ordem estritamente pessoal, em discordância de requerimento e cumprimento de mandado de busca e apreensão pela Polícia Militar.

Um dos policiais ouvidos em depoimento argumenta que, no dia dos fatos, a intenção era a abordagem em flagrante, e que o mandado era apenas um resguardo. A delegada atuava em outra comarca, motivo pelo qual os relatórios não foram encaminhados para ela. Mesmo de posse do mandado de busca, os policiais atuaram para lograr a prisão em flagrante, em caso que envolvia o tráfico de entorpecentes. Em monitoramento, observaram a chegada de dois usuários ao local, os quais passaram a ser filmados. Na saída da casa, foram abordados e surpreendidos com a droga. Ambos confessaram a aquisição no local, o que evidenciou o flagrante.

A delegada Lívia Marques alega, em depoimento judicial, que ao chegar à Delegacia de polícia tomou conhecimento da ocorrência de várias irregularidades que a fizeram concluir que "algo não estava muito correto". Foi por isso que não lavrou o auto de prisão em flagrante. Além da droga, também foi apreendida balança de precisão e dinheiro (aproximadamente R$ 700).

"O grau de dolo é elevado, assim como o grau de reprovabilidade da conduta ímproba, pois a delegada, de forma absolutamente consciente, deixou de lavrar auto de prisão em flagrante unicamente para satisfação de entendimento pessoal, contrariando normas legais e constitucionais unicamente em virtude de discordância da atuação da Polícia Militar para o requerimento e cumprimento de mandado de busca e apreensão, mesmo que evidente a situação flagracional", expôs a magistrada. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

A mesma delegada foi afastada de suas atividades na comarca de Seara em agosto de 2019. Na ocasião, o juiz Douglas Cristian Fontana, da Vara Única da comarca de Seara, deferiu liminar do Ministério Público de Santa Catarina que pediu o afastamento por improbidade administrativa. De acordo com a denúncia do MP, a delegada não lavrou a prisão em flagrante de um homem que descumpriu medida protetiva, além de determinar fiança ao acusado, que foi liberado mesmo sem recolher o valor. Segundo testemunhas, as deliberações foram dadas por telefone, já que a funcionária pública estava em casa naquele dia. A delegada responde a outras ações penais em diversas comarcas catarinenses.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X