Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 06:48

Joaçaba

Construção da radioterapia do HUST será autoriza nesta semana

Publicado em 24/09/2020 ás10:00

Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST)

Foto: Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST)

O mês de outubro se aproxima e neste ano, o período alusivo à prevenção do Câncer de mama, será marcado pelo início de uma das mais esperadas obras relacionadas ao tratamento, não só desta doença, como de outros tipos de câncer que atingem homens e mulheres e que têm como uma das opções de tratamento a radioterapia. Foi oficializado, nesta quarta-feira (23) que até o final desta semana, será assinada a ordem de serviço para as obras da radioterapia do Hospital.

A informação foi confirmada depois que reuniões com representantes do Hospital, Pode Público Municipal de Joaçaba, Ministério da Saúde, da empresa Brilhante, que foi a vencedora da licitação, da Empresa Varian que fornecerá o equipamento e demais envolvidos no processo de construção da radioterapia, foram realizadas nesta quarta-feira (23), e, a partir da assinatura da ordem de serviço, há prazo de 30 dias para o início das obras.

— Discutimos alguns detalhes do projeto e como se dará esse início das obras, que deve ocorrer na segunda quinzena de outubro. Estamos muito felizes com essa notícia. Quero de antemão agradecer ao Senador Jorginho Mello, que não mediu esforços para que isso se concretizasse e a todas a pessoas que se comprometeram com esse projeto e auxiliaram para que se tornasse realidade — afirmou o diretor do HUST, professor Alciomar Marin.

O projeto da radioterapia está orçado em aproximadamente R$ 9 milhões. O espaço será construído em um terreno no bairro Flor da Serra, em Joaçaba, nas proximidades do Campus 1 da Unoesc e também do Polo de Inovação (foto abaixo). Sob a responsabilidade do Hospital estará a contratação dos profissionais que atuarão no local e a aquisição de parte do mobiliário.

Após ser implantado, o serviço de radioterapia funcionará em dois turnos, cinco dias por semana, podendo ser ampliado para quatro turnos. A previsão é de que sejam realizadas, inicialmente, em torno de 640 sessões pacientes/mês, o que significa em média, o atendimento de cerca de 32 pacientes por dia.

O HUST é, desde 2007, referência em Alta Complexidade em Oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes da Macrorregião de Saúde do Meio-Oeste Catarinense que abrange 55 municípios situados nas regiões do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio-Oeste e que somadas tem uma população de aproximadamente 622 mil habitantes.

— Quando finalizada a obra, os principais beneficiados serão os pacientes, que não precisarão se deslocar para outras cidades para fazer seu tratamento. Mas no andamento da construção teremos também incremento na economia. A empresa assinalou que contará com pessoas aqui da cidade para compor parte da equipe responsável pela mão de obra, sem contar, que também fará a compra de materiais no comércio local — comentou Marin.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X