Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 18:23

Polícia

Polícia Civil de Lages prende chefão da quadrilha de sequestradores

Publicado em 04/09/2013 ás09:40

Adecir Morais

Foto: Adecir Morais

A Polícia Civil de Lages apresentou na noite desta terça-feira (03), o terceiro homem apontado como responsável pelo sequestro das famílias de três gerentes da agência do Banco do Brasil do Bairro Coral, em Lages. Ezoel de Pires, 42 anos, é considerado um dos maiores assaltantes de banco do Sul do Brasil. Um farto armamento também foi apreendido.

Natural de Porto União (SC), Pires fugiu para o mato após troca de tiros com a polícia na segunda-feira, em São José do Cerrito. Ele foi detido após barreira da Polícia Militar, a partir de denúncia dos moradores, ontem de manhã, na localidade Avencal, interior de Correia Pinto. Estava pedindo carona e ajuda aos vizinhos, que desconfiaram e chamaram a polícia.

No primeiro momento,  ele apresentou documentos falsos com o nome de Marcelo Alexandre Dantas, mas a polícia descobriu o nome verdadeiro. Também no final da tarde de ontem, policiais foram à localidade de São João dos Pinhais, em São José do Cerrito, onde encontraram uma mochila com farto armamento.

Foram apreendidas sete pistolas calibres 40, 9mm, 380, touca balaclava e uma farta munição que foram usadas pelos bandidos no sequestro. Pires negou a participação no crime, mas admitiu ter dispensado as armas no mato antes de fugir.

Segundo a Polícia Civil, Pires é um criminoso  de alta periculosidade. Foragido desde 2008 do Paraná, é tido como responsável por dezenas de roubos a bancos em todo o Sul do Brasil.

Em 1999, ele foi apontado como chefe da uma quadrilha autora de 25 roubos no Paraná. Ainda segundo a polícia, foi ele quem organizou a ação criminosa em Lages, reunindo os demais membros da quadrilha.

As investigações foram conduzidas em conjunto pela Divisão de Investigação Criminal de Lages (DIC), Central de Polícia, 1ª Delegacia, Divisão Antissequestro e Divisão de Furtos e Roubos da Deic, de Florianópolis.

Bandidos monitoravam as vítimas

Segundo a polícia, os criminosos planejaram o sequestro durante quatro meses, período em que conseguiram informações das vítimas e acesso aos prédios onde elas residem através de chaves emprestadas em imobiliárias que estavam alugando imóveis nos mesmos edifícios. Assim, descobriram a rotina das vítimas para poder atacá-las.

Outros dois homens apontados como membros da quadrilha foram presos na tarde de segunda-feira, por volta das 14h30min, em Fraiburgo. Valmor da Silva Alves e André Luís Vicente já estão no Presídio Regional. Eles foram reconhecidos pelas vítimas, mas só o último confessou participação no crime.

As três famílias, totalizando em torno de 10 pessoas, foram sequestradas por volta das 21 horas do último domingo. Elas foram levadas ao apartamento de uma das vítimas, no Centro de Lages, onde ficaram amarradas e sob a mira de armas.

A Polícia Civil vai continuar com as investigações para prender outros criminosos da quadrilha. De acordo com o delegado Raphael Bilinatti, ao menos seis homens participaram do sequestro em Lages. Assim, resta localizar outros três bandidos, mas ele acredita que já fugiram do Estado.

O delegado esclareceu também que a quadrilha é do Paraná e pode ter sido responsável pelo arrombamento da agência do Banco do Brasil de Ponte Alta e de Curitibanos. Calcula-se que o bando tem cerca de 20 criminosos.

Fonte: Adecir Morais/Correio Lageano

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X