Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 20/04/2024 | 07:18

Saúde

HUST recebe cartilha da OAB com os direitos do paciente com câncer

Publicado em 03/12/2020 ás09:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira, 27, a Comissão de Direito e Saúde da OAB (Subseção de Joaçaba) esteve no Hospital Universitário Santa Terezinha para realizar a entrega da Cartilha dos Direitos do Paciente com Câncer. Na oportunidade, reuniram-se a presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB - Subseção de Joaçaba, Angela Michelon da Silva, a presidente da OAB subseção Joaçaba, Elisangela Schaitel, a coordenadora das comissões da OAB Subseção Joaçaba, Érika Dias Cunha e o gerente de qualidade do HUST, Caetano Raphael Cardoso, representando o diretor do hospital, professor Alciomar Marin.

Conforme explica a presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB - Subseção de Joaçaba, Angela Michelon da Silva, a ideia de criar a cartilha surgiu após ter sido paciente oncológica em 2016, quando foi surpreendida por um câncer de mama e, mesmo se considerando uma pessoa esclarecida, percebeu não ter conhecimento acerca de todos os direitos que um paciente com câncer possui.

— Encontrei uma certa dificuldade em acessar alguns direitos por serem extremamente burocratizados, então resolvi criar o material para divulgar os direitos aos pacientes, a forma de acesso e a legislação onde estão previstos — destaca a presidente.

O objetivo principal do material é levar o apoio aos pacientes com câncer no conhecimento e na busca por seus direitos já no início da doença, além de deixar a mensagem de que não estão sós nessa luta, e que juntos podem conquistar ainda mais direitos e benefícios.

A elaboração da cartilha foi feita pela presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB - Subseção de Joaçaba/SC, Angela Michelon da Silva, com apoio de toda equipe da OAB Joaçaba que está descrita na contracapa, e da Kerolen Marca, que diagramou a cartilha.

— A distribuição foi pensada de forma a instruir os pacientes quanto a seus direitos, principalmente os da oncologia do HUST (que atende à 55 Municípios da região) e os que buscam a Rede Feminina de Combate ao Câncer — reitera Angela.

O diretor geral do HUST, professor Alciomar Marin, agradeceu a doação do material e enfatizou a importância da cartilha para todos.

— Muitas vezes, quando o paciente descobre que está com câncer, precisa além do apoio da família e dos cuidados necessários para combater a doença, adquirir informações e conhecer os seus direitos, e esta cartilha será de grande ajuda para orientar e informar a toda a comunidade — destacou o diretor do HUST.

Cada Instituição poderá adequar a distribuição de acordo com seu critério, mas sempre buscando levar a informação e o apoio ao paciente com câncer.

Fonte: Adriano França/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X