Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 14:45

Joaçaba

Feirão do Imposto orientou consumidores sobre elevada carga tributária

Publicado em 17/09/2013 ás08:30

Diversos produtos foram expostos com as respectivas cargas tributárias

Foto: Diversos produtos foram expostos com as respectivas cargas tributárias

Embora consciente sobre a alta carga tributária existente no do país, a professora aposentada Toni Hachmann ficou surpresa ao se deparar com os valores exatos que incidem sobre cada produto. “Isso deveria ser mais divulgado, inclusive nas escolas, para que todos tenham este conhecimento”, disse ela ao visitar o estande da 2ª edição do Feirão do Imposto, realizado no último sábado, dia 14, na Praça Adolfo Konder, em Joaçaba. O evento foi promovido pelo Núcleo Jovem Empreendedor, vinculado a Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense, Acioc e apoiado pela Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina, Facisc. O feirão do Imposto aconteceu de forma simultânea em diversas cidades de Santa Catarina.

Diversos produtos estavam expostos com as respectivas cargas tributárias com o objetivo de despertar a atenção do consumidor sobre o valor pago em impostos e provocar uma reflexão sobre a necessidade de se promover uma reforma tributária no Brasil. Através da parceria com empresas, o Núcleo conseguiu comercializar produtos com isenção da carga tributária. Longas filas se formaram em dois postos de combustíveis para aquisição de gasolina com redução de 53% do valor, percentual referente aos impostos. Foram comercializados 800 litros, sendo que cada consumidor teve direito a 10 litros. Um jogo de pneus (aro 13) e cinco diárias em um hotel de Piratuba também foram comercializados com redução da carga tributária. “É válido ressaltar que cada empresa patrocinadora pagou os devidos impostos e repassou os produtos com a isenção da carga tributária justamente para que o consumidor possa perceber o quanto os impostos acrescem o valor de cada item”, ressalta o coordenador do Núcleo Marco Antônio Comin.

Ainda segundo Marco Antônio, durante o Feirão foram coletadas centenas de assinaturas para o abaixo assinado do Movimento Brasil Eficiente, o MBE. O MBE busca, através de um projeto de lei de iniciativa popular, propor a simplificação e a redução da carga tributária no Brasil. A assessora administrativa Loiva Grisner, que também colaborou com o abaixo assinado disse que costuma pedir nota fiscal de tudo o que compra e confere o valor referente aos impostos. “Tenho a sensação de que é um dinheiro desperdiçado, pois, não recebemos o retorno conforme o que pagamos. Espero que esta iniciativa do MBE tenha resultado positivo”, afirmou.  

O Núcleo agradece as empresa parceiras do evento, entre elas: Studio Alpha Soluções Web, La Bella Roupas e Acessórios, Colméia Center, Voga Magazine, Loja Maria João, Ienso Homem, Oahu, CDL Joaçaba, Loja Galhoto, ChapArte, Tirol, Mecânica Auto Volks, Joauto, Posto Cruzeiro, Posto da Vila e Transliana.

Fonte: Adriana Panizzi

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X