Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 09:29

Geral

Dilma responde email de Xanxerense sobre BR-282

Publicado em 19/09/2013 ás13:51

Cristine Maraga/Tudo Sobre Xanxerê

Foto: Cristine Maraga/Tudo Sobre Xanxerê

Jairo Lopes da Silva de 34 anos, designer de interiores em Xanxerê, indignado com o perigo que o trecho de 14 quilômetros da BR-282 representa para o município depois que a obra de duplicação foi abandonada, tomou uma atitude silenciosa: enviou um e-mail à Presidenta Dilma Rousseff. Para sua surpresa a mensagem foi respondida na tarde da terça-feira (17).

Jairo contou à reportagem do Portal tudosobrexanxere que decidiu escrever para a presidenta após uma viagem que fez à Brasília.

- Foi nessa viagem que descobri, por meio de um guia, que existia um canal direto com o gabinete da presidência na página da Presidência da República. Ele me disse que todas as mensagens eram lidas e respondidas. Foi quando decidi escrever- lembra Jairo.

O e-mail foi encaminhado há pouco mais de duas semanas. Nele Jairo explica em poucas linhas que a obra está paralisada e relata ainda um problema vivenciado diariamente por pedestres, que se arriscam pulando as muretas de proteção que foram construídas antes das passarelas.

O designer conta que primeiramente recebeu um e-mail confirmando o envio e dizendo que a mensagem seria encaminhada à Presidenta.

- Fiquei surpreso quando recebi o segundo e-mail com a resposta. Achei que depois daquela primeira mensagem não haveria mais retorno – disse ele surpreso.

Na resposta, a Presidenta explica que multas e rescisão de contrato já foram aplicadas à construtora que abandonou a obra. Além disso, ela cita o processo de licitação para contratar uma nova empresa e afirma que a meta é reiniciar a duplicação ainda este ano.

Jairo ficou feliz por ter recebido a resposta, mas disse que só vai estar satisfeito quando uma nova construtora reiniciar e concluir a duplicação. Ele também encaminhou e-mails para ministros, senadores e deputados.

Veja na íntegra o conteúdo do e-mail de Jairo:

Jairo Lopes da Silva, 34 anos, designer de interiores de Xanxerê (SC) – A obra de duplicação do trecho da BR-282 que cruza nosso município, está totalmente parada. Crianças e idosos precisam cruzar a rodovia diariamente, e muretas foram colocadas no meio das pistas, porém as passarelas ainda não foram construídas. Por favor, ajude na retomada das obras.

A resposta da Presidenta Dilma:

Jairo, a travessia urbana do município de Xanxerê, na BR-282, é uma obra muito importante para a segurança de toda a comunidade e, por isso, o Governo Federal está investindo R$ 60 milhões em sua realização. Quando já haviam sido executados 70% dos serviços, a construtora abandonou a obra. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que é o responsável pela obra, puniu a construtora com aplicação de multa e rescisão do contrato.

Mas tenho uma novidade para você: para completar esta obra, o Dnit publica nos próximos dias o edital de licitação para contratação de outra empresa. A meta é reiniciar a obra este ano. Neste trecho estão sendo construídos dois viadutos, duas passarelas para pedestres, calçadas, além de vias laterais, que vão disciplinar o trânsito e aumentar a segurança viária, garantindo mais conforto a todos os usuários da rodovia e à população local.

Canal direto de comunicação “Fale com a Presidenta”
O “Fale com a Presidenta” é um canal direto de comunicação entre a população e a Presidenta da República e está disponível no site da Presidência. Criado em 2004, utiliza um formulário eletrônico que garante a privacidade, segurança do remetente e da mensagem.

Segundo informações do próprio site da Presidência, ao encaminhar o formulário eletrônico, o interessado recebe em sua caixa postal o pedido de confirmação do envio. Só depois de confirmada, a mensagem chegará ao sistema do Gabinete Presidencial.

Todas as mensagens, depois de lidas por grupo de assessores, são processadas, respondidas e arquivadas.

Fonte: Tudosobrexanxerê

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X