Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 24/03/2025 | 23:34

Joaçaba

Funoesc se manifesta sobre pedido de informação de vereadores

Publicado em 19/09/2013 ás17:33

Reitor Aristides Cimadon

Foto: Reitor Aristides Cimadon

Na sessão de terça-feira (18), o vereador Chico Lopes manifestou seu descontentamento em relação às respostas que a casa legislativa recebeu da Unoesc e do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) ao pedido de informação feito pela Câmara de Vereadores de Joaçaba. De acordo com o vereador, as informações prestadas não apresentam nada do que foi solicitado.

Diante das declarações, a Funoesc – Fundação Universitária do Oeste Catarinense - encaminhou nota com o posicionamento do reitor, que é também diretor executivo da fundação:

O Reitor da Unoesc e diretor executivo da Funoesc, Aristides Cimadon, explica que, embora a instituição tenha muito respeito e admiração pelo trabalho dos integrantes da Câmara de Vereadores de Joaçaba, não tem obrigação de prestar as informações que foram solicitadas por aquela egrégia instituição. Segundo ele, a Funoesc é uma fundação criada pelo Poder Público, mas de Direito Privado e que, assim como as demais fundações, é acompanhada e fiscalizada pelo Ministério Público, órgão este a que tem obrigação de prestar informações, além do Ministério da Justiça, do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde.

O Reitor acrescenta que a fundação divulga seus balanços financeiros anualmente, assim como as prestações de contas relativas a recursos recebidos de órgãos públicos. Lembra, ainda, que a Funoesc passa regularmente por auditorias internas e externas, as quais verificam, controlam e comprovam os dados da gestão, além de ser acompanhada por seu Conselho Curador. Este conselho é um órgão de acompanhamento e fiscalização constituído por cinco membros da comunidade regional escolhidos em Assembleia Geral, a qual, por sua vez, tem a participação de representantes da comunidade regional indicados pelo executivo municipal, pelas Associações Comerciais e Industriais e pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas de cada uma das quatro cidades que sediam os Campi da Universidade.

Por fim, Cimadon diz que as informações solicitadas pelos vereadores estão à disposição de qualquer cidadão no Portal Transparência Pública, no site da Unoesc.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X