Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 20:37

Estado

Mais chuvas neste domingo em Santa Catarina

Publicado em 21/09/2013 ás21:42

Homero Buzzi/SDR Rio do Sul

Foto: Homero Buzzi/SDR Rio do Sul

A previsão para a madrugada, manhã e tarde de domingo é de muita chuva em todo o Estado de Santa Catarina. O acumulado deve chegar a 100 mm em algumas regiões. Considerando que entre sexta e sábado já choveu o equivalente a todo mês de setembro, a Defesa Civil alerta para riscos de mais alagamentos, inundações e deslizamentos nas próximas horas.

No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral, a chuva se concentra na madrugada e manhã e parte da tarde com valores previstos em torno de 30 a 50 mm. Nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Planalto Norte, a chuva esperada em média é de 50 a 80 mm ao longo do dia. Já para o Litoral Norte, a chuva prevista é de 80 a 100 mm no decorrer do dia.

Na segunda-feira, 23, o tempo melhora, mas persiste a condição de deslizamentos. O vento que sopra do mar em direção ao Litoral e a maré alta dificultam bastante o escoamento das águas dos rios das bacias do Planalto ao Litoral.

Balanço até início da noite de sábado

Cerca de 2 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Santa Catarina. A situação mais crítica é em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, onde aproximadamente 1 mil pessoas estão desalojadas e outras 472 estão em abrigos. O nível do Rio Itajaí do Sul era de 8,46 metros acima do normal às 17h, um status de emergência para a região. Além disso, a SC-350 está interditada por causa da água na pista.

Na Serra Catarinense, a BR-282 também está interditada desde meados da tarde no trecho entre Bom Retiro e Lages, no km 135. A população do Oeste sofreu com a chuva de granizo na última madrugada que destelhou ou danificou parte do telhado de várias residências.

No Vale do Itajaí, as Barragens de Ituporanga e de Taió estão sendo abertas ou fechadas para minimizar ao máximo o impacto das inundações em Rio do Sul e o risco de inundação em Taió, que está em cota de alerta.  A Barragem de Ituporanga está com três das cinco comportas fechadas, enquanto que a Barragem de Taió com quatro das sete comportas fechadas. A Barragem Sul está com cerca de 65% da sua capacidade de armazenamento comprometida, enquanto que a Barragem de Taió cerca de 30%. Já a Barragem de José Boiteux está com as duas comportas fechadas. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X