Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/04/2024 | 19:16

Estado

Bombeiros de SC reforçam ações de ajuda humanitária em áreas atingidas pela chuva

Publicado em 24/09/2013 ás09:30

Rio do Sul (Foto: AVN Notícias)

Foto: Rio do Sul (Foto: AVN Notícias)

Caminhões-tanque do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) começam a atuar nesta quarta-feira (24/09) em apoio às comunidades afetadas pela chuva dos últimos dias no Alto Vale e Vale do Itajaí. Viaturas e Bombeiros Militares de regiões menos atingidas foram deslocados para a região com o intuito de apoiar o restabelecimento do fornecimento de água e auxiliar na limpeza de edificações públicas (hospitais, postos de saúde, escolas, creches, etc).

“Com a trégua da chuva e a diminuição gradual dos riscos de ocorrências que ofereçam risco à vida das pessoas atingidas pela alta dos rios, nosso intuito agora é auxiliar o restabelecimento dos serviços básicos nos municípios afetados e proporcionar melhores condições àqueles que precisam retomar sua rotina”, disse o Subcomandante-Geral e comandante da Força-Tarefa do CBMSC, Coronel BM Gladimir Murer.

Pelo menos quatro viaturas com capacidade média de armazenamento de 10 mil litros de água foram deslocadas para a região de Rio do Sul – a mais atingida pelos estragos provocados pela chuva.

Força-Tarefa

As equipes especialmente equipadas e treinadas para atuação em situações extremas, que compõem a Força-Tarefa do CBMSC, seguem em reforço às guarnições dos quartéis da região pelos próximos dias. Pelo menos 60 bombeiros da FT percorrem áreas isoladas e prestam auxílio às comunidades em locais de difícil acesso nos municípios do Alto Vale. Bombeiros das Forças-Tarefas de Lages, Curitibanos, Chapecó, Florianópolis, Canoinhas e Balneário Camboriú - além da aeronave Arcanho 01 - foram mobilizados desde sexta-feira (20/09).

Ajuda Humanitária

Com a estabilização dos níveis dos rios nos municípios afetados, o trabalho das equipes de Bombeiros Militares e Comunitários deve ser focada, ao longo do dia, na ajuda humanitária (transporte de desalojados/desabrigados, mantimentos, medicamentos e apoio diverso aos demais órgãos de socorro envolvidos).

Durante a madrugada desta quarta-feira, não houve o registro de emergências relacionadas com os estragos da chuva no Alto Vale. Destaque ficou por conta de ações de apoio prestadas em Taió, onde a barragem segue acima da capacidade e continua a verter água.

Por lá, às 3h, as equipes foram acionadas para fazer o transporte de pessoas que necessitam fazer tratamento de hemodiálise em Rio do Sul. Com o uso de embarcações, as duas vítimas foram resgatadas e levadas até a rodovia, onde puderam seguir para o tratamento médico.

Também durante a madrugada foi solicidado apoio para o funcionário da Companhia de Águas de Santa Catarina (CASAN). Os bombeiros tiveram que auxiliá-lo a chegar até a estação de tratamento para que durante o dia fosse possível restabelecer totalmente o fornecimento de água para o município.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X