Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 06/09/2026 | 23:44
Publicado em 04/08/2021 ás11:40
O Ministério Público Federal (MPF) em Itajaí (SC) deflagrou nesta quarta-feira (4) a Operação Dieta, em conjunto com a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal do Brasil (RFB), para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas físicas e jurídicas investigadas, localizados nos municípios de Balneário Camboriú e Itajaí, ambos em Santa Catarina.
As ordens de busca e apreensão foram solicitadas pelo MPF, e determinadas pela Justiça Federal de Itajaí, para a apuração dos delitos de organização criminosa, sonegação fiscal, lavagem de capitais e evasão de divisas.
Durante o cumprimento, a Receita Federal do Brasil também intimou os contribuintes envolvidos no esquema criminoso para o início das respectivas ações fiscais referentes a sonegação de impostos, estimando-se que os lançamentos do crédito tributário superem o valor de quinze milhões de reais, incluindo multas.
Além disso, foi promovido o sequestro de veículos e imóveis de luxo ligados às pessoas investigadas, com o objetivo de impedir eventual esvaziamento do patrimônio acumulado de forma delituosa. Investigação preliminar do MPF aponta mais de R$ 20 milhões em bens fruto de diversos crimes.
Empresa usa esquema de caixa 2
As investigações do MPF iniciaram a partir de indícios de que a organização empresarial - cuja sede fica na região de Balneário Camboriú-, havia sido possivelmente estruturada de modo a permitir a prática de sonegação fiscal, lavagem de capitais e evasão de divisas.
Após diligências e a autorização judicial para compartilhamento de informações entre MPF e RFB, foi apurada a existência de um esquema de caixa 2 das empresas pertencentes ao grupo econômico, formado por diversos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), com transferência de valores indevidos entre as pessoas jurídicas, aquisição de bens em nome de terceiros e possível remessa ilegal de dinheiro ao exterior.
O cumprimento dos mandados é mais uma etapa da investigação do Ministério Público Federal em Itajaí, que prosseguirá para apurar por completo as responsabilidades de todos os envolvidos, culminando no possível oferecimento de denúncia criminal por parte do MPF.
A operação contou com o suporte de diversos órgãos do próprio Ministério Público Federal em Santa Catarina: Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), apoio operacional e técnico da Assessoria de Pesquisa e Análise Descentralizada (Asspad) e da Divisão de Segurança Orgânica e Transporte (Disot).
O crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
O acidente ocorreu manhã desta segunda-feira (31) em um trecho próximo à ponte de acesso ao bairro Amarante, no momento em que chovia na região