Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 14/09/2026 | 03:59
Publicado em 02/12/2021 ás16:00
Nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, foi celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e para marcar a data, profissionais da Secretaria de Saúde de Joaçaba, juntamente com acadêmicos do Curso de Enfermagem da Unoesc, realizaram uma ação na praça em frente à Prefeitura, onde foram realizados testes rápidos de HIV, SÍFILIS, HEPATITE B E C, repassadas informações e distribuídos preservativos, gel lubrificante e brindes. Durante a ação, que também foi alusiva ao Dezembro Vermelho, que é o mês dedicado ao tema, foram realizados 120 testes rápidos.
Atualmente o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o ambulatório de IST/AIDS e Hepatites Virais do município de Joaçaba, que faz o acompanhamento dos pacientes portadores do vírus do HIV do município e também da região, está com 325 pacientes com HIV em acompanhamento, sendo que destes, 92 são moradores de Joaçaba.
Diante do número de infecções sexualmente transmissíveis que vem crescendo significativamente, a Secretaria de Saúde de Joaçaba alerta a população para a prevenção dessas doenças e informa que todas as unidades de Saúde do município e o Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA realizam os testes rápidos de HIV, SÍFILIS, HEPATITE B E C. O teste é sigiloso e é feito através de uma picada no dedo e com algumas gotas de sangue, entre 20 e 30 minutos, se tem o resultado.
Sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C, além de prevenir também contra uma gravidez indesejada. A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde.
Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST. Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma infecção sexualmente transmissível.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
Fonte: Ascom/Prefeitura JoaçabaO acidente ocorreu por volta das 9h10 desta sexta-feira (11) no km 47 da rodovia, na localidade de Rio das Pedras, sob forte chuva na região de Videir
Familiares buscam por Dirceu Marin, de 60 anos, mais conhecido como
Os policiais militares apuraram que a vítima, de 18 anos, foi deixada na unidade por ocupantes de um Renault/Clio escuro, que fugiram em seguida
O crime ocorreu na manhã do último domingo (6), quando um jovem foi esfaqueado no interior de Herval d'Oeste e deixado no Hospital Universitário Santa
A Polícia Militar foi acionada por volta das 14h30 para atender a ocorrência no local, onde o suspeito proferia ofensas contra os servidores. Durante
Até as 15h30, a Defesa Civil já havia atendido mais de 25 ocorrências, incluindo alagamentos, pequenos deslizamentos em áreas urbanas e do interior, e