

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/04/2025 | 07:59
Publicado em 30/10/2013 ás10:30
Mais de 700 professores da região da AMMOC participaram nesta terça-feira do seminário “Educação em tempos de mudança”, promovido pela Unoesc Joaçaba com o apoio do banco Santander.
Idealizado pelo Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, o evento era voltado a professores e gestores da educação básica, mas também aberto a docentes que trabalham no ensino superior e a estudantes de cursos de Licenciatura. Tinha por objetivo promover a reflexão sobre o papel do professor no cenário contemporâneo e as mudanças observadas na missão de educar.
– Entendemos que é por meio da educação que transformamos e melhoramos a sociedade e as pessoas, e conquistamos a nossa felicidade. Entendemos também que neste período atravessamos uma imensa mudança [...]. A quem diga que nos próximos vinte anos viveremos mais mudanças do que se viveu nos últimos 200. E nesse sentido é preciso repensar o papel do professor – destacou Cimadon, lembrando as dificuldades enfrentadas pela classe no Brasil, desde a formação até a valorização profissional, passando pelos novos conhecimentos e habilidades que as constantes alterações tecnológicas e sociais demandam a cada dia, em sala de aula.
– Nosso desejo é que este dia sirva para que nós, educadores, saibamos ensinar e resignificar nossas ações onde estivermos – disse, ainda, a professora Marilena Zanoello Detoni. Ela é coordenadora da Área das Ciências Humanas e Sociais da Unoesc e foi responsável pela organização do evento, junto à Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus.
A gerente regional de Educação, Maria Carlesso Doré, também considerou importante o momento de reflexão:
– Em tempos como o que vivemos hoje, de tanta preocupação com a qualidade do ensino, é um momento para revermos nossa atuação como educadores e quem sabe replanejarmos algumas ações, sempre com foco na aprendizagem do aluno.
Palestrantes
A programação envolveu quatro palestras com pesquisadores reconhecidos na área da educação: o Me. José Francisco de Almeida Pacheco, da Universidade do Porto, de Portugal; a Me. Maria Tereza Maldonado, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; a Dra. Emília Cipriano, da PUC São Paulo; além do Dr. Roque Strieder, que integra o corpo docente do Mestrado em Educação da Unoesc.
José Francisco de Almeida Pacheco é mestre em Educação da Criança pela Universidade do Porto. Tem 14 livros publicados e já exerceu diversos cargos na área educacional, inclusive como diretor da Escola da Ponte, de Portugal, da qual também foi idealizador. Essa escola é conhecida mundialmente pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.
Maria Tereza Maldonado é mestre em Psicologia Clínica e foi professora da PUC-Rio, onde cursou o mestrado, e da Universidade Santa Úrsula. Coordenou equipes de psicologia em hospitais públicos e privados; atua em projetos sociais de ONGs, trabalha com consultoria familiar, atua como palestrante em todo o Brasil, tem 35 livros publicados e 56 artigos em revistas especializadas do Brasil, Argentina e Estados Unidos.
Emília Cipriano Sanches é doutora em Educação e professora da PUC/SP, coordenadora e assessora pedagógica na área de Educação Infantil do Instituto Aprender a Ser, que presta consultoria e assessoria educacional.
Já o professor Roque Strieder é doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, professor de cursos de graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc, autor de diversos artigos científicos, autor ou organizador de sete livros sobre assuntos ligados à educação.
Fonte: Bruna Santos de Andrade /UnoescPor volta das 7h30 desta segunda-feira, Guilherme foi levado pela cunhada até o ponto de ônibus da Prefeitura e, desde então, não foi mais visto
De acordo com informações, o casal estava trocando o pneu de um um VW/Golf na madrugada de sábado (26) quando foi atingido por um Citroën/C3 Picasso
Bombeiros e o SAMU foram acionados por volta das 17h35min sexta-feira (25), mas a criança já estava sem sinais vitais quando as equipes chegaram
Segundo os Bombeiros Voluntários, o automóvel, com placas de Minas Gerais, era ocupado por 5 trabalhadores que atuavam em uma obra em Vargem Bonita
Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 17h25 desta quarta-feira (23) para combater um incêndio nas antigas instalações da empresa Bonato Couros
Um bolão com nove cotas, feito em Balneário Gaivota, no Litoral Sul de Santa Catarina, acertou as seis dezenas do concurso 2855 da Mega-Sena