Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/04/2024 | 20:08

Região

Banda Sinfônica de Videira comemora 30 anos em grande concerto no próximo domingo

Publicado em 06/11/2013 ás09:54

Pedro Schaitel

Foto: Pedro Schaitel

Os 30 anos de história da Banda Sinfônica de Videira serão comemorados em grande estilo no próximo domingo (10) durante um concerto especial que vai acontecer no Ginásio Municipal Padre Bruno Pokolm, no Bairro II Pinheiros. Sob a coordenação do maestro Fábio Bolzan, dezenas de músicos que compõem a Banda subirão ao palco a partir das 20 horas para uma emocionante apresentação.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. A promoção é da Prefeitura de Videira por meio do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura e da Associação Suiça  e da Associação Videira Música Viva.

Três décadas de sucesso

A Banda Sinfônica Videira, que hoje é patrimônio cultural do município, iniciou a trajetória de sucesso como  Banda Municipal Sol-Lá-Si, em 1983, durante a administração  de Gabriel Bogoni e Wilmar Carelli. Na época, o então maestro Isaltino Onofre de Souza,com os poucos recursos que tinha, trabalhou energicamente dezenas de crianças que cada vez mais se interessavam pela música. Apresentações públicas, participações em concursos e o reconhecimento dos videirenses os tornaram cada vez mais aptos e preparados para dar continuidade ao grande trabalho existente nos dias atuais.

Em 1997 os maestros adjuntos preparados pelo maestro Isaltino , já tinham condições de dar continuidade ao trabalho. Naquela ocasião a então a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Wladmar Goldbach, pediu ajuda ao irmão dela, o conceituado maestro Walter Luiz Alves da Silva. No final da década de 90, Luiz atuou na busca, não apenas de instrumentos, mas também de músicos para fazer trabalho voluntário em Videira. A mobilização deu certo e até os dias atuais o maestro Walter Luiz Alves da Silva é um dos mais importantes parceiros da Banda.

Hoje, a Banda Sinfônica e outras orquestras e bandas do município tem a disposição mais de 400 instrumentos de excelente qualidade, sendo que 98% dos instrumentos são suíços. “A soma de bons instrumentos, mais estudo e muitos ensaios, traduz o sucesso que a Banda tem alcançado até os dias de hoje e que poderá ser conferido no concerto que apresentaremos na noite do próximo domingo. Sem dúvida será um momento especial por isso queremos convidar todos os videirenses para prestigiar”, diz o secretário de Turismo e Cultura, Clemir Schmitt.

Fonte: Silvia Palma

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X