Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 12:48

Joaçaba

Joaçaba será mundialmente conhecida, garante responsável pelo Observatório Frei Bruno

Publicado em 08/11/2013 ás09:37

Professor Gilmar Marcos de Oliveira

Foto: Professor Gilmar Marcos de Oliveira

“Joaçaba será mundialmente conhecida em um curto espaço de tempo graças ao Observatório”, afirmou Gilmar Marcos de Oliveira, professor responsável pelo Centro de Observação Espacial Frei Bruno ao falar na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Joaçaba em sessão de quarta-feira, dia 6. Oliveira esteve na Câmara atendendo a um convite feito pelos vereadores Divair De Marco e Jucelino Ferraz.

O Joaçabense que retornou a cidade natal com a abertura do Centro é formado em Química, Física, Matemática e Biologia e estudioso da Astronomia disse que a abertura da unidade em Joaçaba se deve a um esforço da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joaçaba, através do presidente Pablo Calluans, do presidente da Associação Amigos do Meio Oeste, Jorge Dresch e da pessoa do senhor Henrique Glaser. “Ter um observatório é algo fantástico, é estar inserido nas novas tecnologias. Estamos contribuindo de forma significativa com o aprendizado pedagógico de alunos e de todos aqueles que nos visitam bem como, impulsionando o turismo”, afirmou Oliveira.

O Observatório foi inaugurado em Joaçaba no mês de abril deste ano e, segundo Oliveira, já recebeu mais de 4 mil visitantes vindos de diversas regiões do Brasil e até do exterior. O Observatório tem se mantido com a arrecadação da venda de ingressos para visitação e tem recebido apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Por enquanto, o agendamento de visitas ao Centro pode ser feito através do telefone da CDL de Joaçaba.  

O Centro: o Centro oferece aos visitantes um acervo fotográfico de última geração com as melhores fotos do telescópio Hubble nos últimos 16 anos de atuação. Ele possui programas educacionais e científicos para todos os níveis de alunos. Através dele, o público pode visualizar o Sol, Lua, Estrelas, Passagens de Cometas, Asteróides e Eclipses. O Centro conta com telescópios de longo alcance sendo refletores 203mm e 350mm Equatorial e Azimutal com objetivas Sirius Plossi com filtro lunar e solar, que possibilitam fotografar os astros visualizados.

Fonte: Adriana Panizzi

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X