Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 10:53

Joaçaba

45 anos de ensino superior no Oeste Catarinense

Publicado em 26/11/2013 ás17:30

Presidente da Funoesc Genesio Téo com o deputado federal Jorginho Mello (Janela Verde Fotografia)

Foto: Presidente da Funoesc Genesio Téo com o deputado federal Jorginho Mello (Janela Verde Fotografia)

A última sexta-feira, dia 22 de novembro, foi de festa para a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc). A instituição reuniu a direção da Unoesc e do Hospital Universitário Santa Terezinha, além de autoridades políticas e lideranças sociais da região, para comemorar os 45 anos de história contados desde 1968, com a criação das fundações educacionais que na década de 1990 uniram-se para formar a Funoesc e implantar a primeira universidade da região.

A comemoração aconteceu em Joaçaba, no Auditório da Saúde. Durante os pronunciamentos das autoridades, o Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, e o diretor do Hospital Universitário Santa Terezinha, Adgar Bittencourt, lembraram a importância que as duas instituições, ambas mantidas pela Funoesc, têm para a região onde estão inseridas.

“O que teria sido o Oeste de Santa Catarina não fosse a capacidade e o sonho das pessoas que criaram a instituição em 1968? [...] O que representa para o Oeste de Santa Catarina 30 mil pessoas formadas? Onde estão essas pessoas? No que melhoraram suas vidas? Como ajudaram a melhorar a sociedade?”, indagou o Reitor, refletindo sobre as dificuldades que permearam as primeiras décadas das fundações educacionais e sobre o impacto que a oferta de ensino superior gerou para o desenvolvimento econômico e social de todo o chamado grande Oeste Catarinense.

O diretor do hospital lembrou que a casa de saúde de Joaçaba vem obtendo um crescimento muito significativo tanto em capacidade quanto em qualidade de atendimento desde que passou a integrar a Funoesc, em 2005. “Conseguimos equilibrar o hospital. Para isso, foi de fundamental importância o momento em que a fundação entendeu que essa mantida tinha futuro. E hoje temos credenciamento para mais de 55 municípios, somos hospital estratégico do Ministério da Saúde e somos o hospital que mais opera câncer em Santa Catarina”, disse Adgar, ao exemplificar os avanços alcançados pela entidade nos últimos oito anos.

O prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando, e o presidente do Conselho Curador da própria Funoesc, Jorge Dresch, também destacaram o papel da Funoesc para o desenvolvimento da região. “É um prazer muito grande comemorar os 45 anos da Funoesc, como ex-aluno e também como prefeito de Joaçaba”, disse Laske. “Somos um estado de referência e certamente as universidades como a Unoesc fazem parte dessa história e desse contexto”, completou o secretário Grando.

O deputado federal Jorginho Mello, também egresso da Unoesc, lembrou que a história da Fundação confunde-se a história de muitas pessoas, como ele próprio. “Tenho o privilégio de poder aplaudir a nossa querida Universidade, que nos enche de orgulho, por tudo que fez e por todos aqueles que formou”, disse Jorginho.

O presidente da Funoesc e Vice-reitor do Campus da Unoesc em Xanxerê, Genesio Téo, encerrou a cerimônia, agradecendo o apoio que a fundação sempre recebeu dos deputados estaduais e federais, do Governo do Estado e dos municípios da região Oeste, especialmente daqueles em que estão localizadas as unidades da Universidade. Agradeceu também aos precursores da Funoesc, que trabalharam mesmo antes de 1968 para criarem as fundações educacionais, e à equipe de dirigentes e profissionais que trabalham até hoje para que ela continue a crescer.

“É o trabalho incansável de cada um que faz com que nossa instituição seja esta referência e possa nos dar o orgulho de comemorarmos 45 anos. Sem dúvida nenhuma trabalharemos muito para que possamos comemorar outras tantas vezes e para que as pessoas que nos sucederão possam comemorar ainda mais”, finalizou.

Selo e revista comemorativos

Durante a comemoração dos 45 anos da Funoesc, foram lançados o selo dos 45 anos e uma revista comemorativa, a “Funoesc 45 Anos – conectando histórias”, publicação com distribuição dirigida que foi produzida pela Gerência de Marketing da Unoesc. A partir de 45 pessoas e histórias, a revista lembra alguns acontecimentos que marcaram a expansão das fundações educacionais e da Funoesc pela região Oeste, além de mostrar a dimensão que a instituição possui hoje na região e no cenário da educação superior do Estado e no País.

História

A Funoesc teve início em 1968, quando foi criada em Joaçaba a Fundação Universitária do Oeste Catarinense (FUOC), primeira fundação educacional da região. Em 1990, com a intenção de implantar uma universidade, a FUOC uniu-se a outras duas fundações educacionais, a Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (Femarp), de Videira, e a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), de Chapecó, e formou a Funoesc – como ficou denominada a FUOC depois de uma reestruturação estatutária para a criação do projeto da Universidade do Oeste de Santa Catarina. A Fundeste também trouxe para o projeto as iniciativas existentes em São Miguel do Oeste e Xanxerê, onde existiam as fundações educacionais do Extremo Oeste de Santa Catarina (Funesc) e dos Municípios do Alto Irani (FEMAI). Dez anos mais tarde, o Campus de Chapecó deixou de integrar a Unoesc e a Fundeste constituiu sua própria Universidade, a Unochapecó, mas os Campi de São Miguel do Oeste e Xanxerê continuaram fazendo parte da Unoesc.

Quatro décadas e meia após o primeiro passo e quase 20 anos depois que a Unoesc foi credenciada como Universidade pelo Ministério da Educação, o que ocorreu em 1996, a Funoesc é uma instituição consolidada. Já formou mais de 30 mil profissionais e a Universidade tem 11 unidades em cidades localizadas desde o Extremo-oeste até o Vale do Rio do Peixe: Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Fraiburgo, Joaçaba, Maravilha, Pinhalzinho, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. Juntas, essas unidades e duas escolas de ensino médio existentes em Videira e Xanxerê somam mais de 21 mil alunos. São 56 cursos de graduação, 71 de especialização e quatro mestrados.

Em 2005, a fundação tornou-se também mantenedora do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba. Esse hospital havia sido criado por uma associação formada por pessoas da comunidade ainda na década de 1940, mas, 60 anos mais tarde, viu na Funoesc a chance de sair de uma situação financeira delicada e de melhorar sua infraestrutura física e tecnológica, na época defasada.

Hoje, as duas mantidas – Universidade e Hospital – têm, juntas, uma dimensão que supera muitos municípios da região: um orçamento anual de aproximadamente R$ 180 milhões para atender a um universo que supera 160 mil pessoas. E esse número representa apenas a quantidade de estudantes vinculados à Unoesc e o número de pacientes atendidos a cada ano no HUST (em 2012, foram mais de 148 mil pessoas), sem considerar as parcerias, projetos sociais e o impacto social que as duas mantidas representam para os municípios e a região onde estão inseridas.

Fonte: Bruna Santos de Andrade /Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X