Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 08/09/2026 | 14:19
Publicado em 11/12/2013 ás23:47
O 26º Batalhão de Polícia Militar realizou na noite desta quarta-feira (11) a 'Formatura do Fogo', solenidade militar que marca o término do período básico de formação dos 31 alunos soldados com a entrega formal dos uniformes de instrução da Corporação que serão utilizados internamente.
Diante de policiais militares, autoridades e familiares, os alunos soldados adentraram o pátio do quartel com as devidas fardas e receberão do comandante do Batalhão, Tenente Coronel Luiz Roberto Müller, acompanhado dos padrinhos e madrinhas, a cobertura (boné), simbolizando a entrega do fardamento.
O aluno Adriano Sartori que fez a leitura do texto ‘Minha farda, Minha vida’, de sua autoria, disse ser um orgulho representar os demais para declarar a felicidade e orgulho em estar recebendo o fardamento.
Durante seu discurso, o comandante do 26º BPM, exaltou o momento lembrando aos alunos da grande responsabilidade que a farda representa. “O uniforme não é mera vestimenta, constitui-se no símbolo da autoridade de que está efetivamente investido o militar estadual. Representa o poder estatal armado que impõe a lei, sustenta o justo e o fraco, e pune a arrogância. É o foco da atenção pública, o referencial de socorro para os que sofrem a violência e a tragédia”, e acrescentou “Meus alunos soldados, ostentem-no com orgulho e dignidade. Vistam-no como quem enverga a armadura dos cavaleiros medievais iluminados pelo seu ideal de fé e justiça. Sejam envolvidos por este manto de honra imaculável na sua essência. Preservem-no da desonra e tenham nele dia após dia um paradigma a lembrar-lhes sempre dos princípios éticos da lealdade e justiça aliados a disciplina e hierarquia, sustentáculos desta instituição” ressaltou Tenente Coronel Luiz Roberto Müller, que concluiu com um provérbio: “Dizem que o hábito não faz o monge, mas certamente o identifica”.
Os alunos soldados continuam em período de instrução com disciplinas teóricas antes da prática de policiamento. A formatura está prevista para acontecer em meados de julho do próximo ano.
Origem do uniforme militar
A história relata que os uniformes militares surgiram na Boêmia, atual República Checa, durante a Guerra dos 30 anos, de 1618 a 1648. Na época foram concebidos não apenas para facilitar a identificação dos combatentes, mas para tornar a luta mais fácil e impressionar os oponentes. Durante as guerras Napoleônicas, no início do século XIX, apareceram novas combinações de peças do fardamento com cores e assessórios. Cem anos depois, a Primeira Guerra Mundial incorporou as casacas e daí para frente os uniformes passaram a ser utilizados não só nos campos de batalha, com os modelos mais variados, mas dentro de uma tradição e simbologia militar a nível mundial.
O crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
Os policiais militares apuraram que a vítima, de 18 anos, foi deixada na unidade por ocupantes de um Renault/Clio escuro, que fugiram em seguida