Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 09/09/2026 | 06:00
Publicado em 17/07/2023 ás15:04
O governador Jorginho Mello assinou, nesta segunda-feira (17), em Florianópolis, um termo de cooperação técnica para acelerar as melhorias nas redes elétricas das escolas estaduais, permitindo a instalação de aparelhos como ar condicionado e lousas digitais. O acordo inédito entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), Acafe e Celesc irá mapear as carências elétricas das escolas estaduais, agilizando a melhoria da infraestrutura e ampliando a capacidade de fornecimento de energia nas unidades.
“Estamos unindo forças para melhorar a infraestrutura das nossas escolas. Essa é uma parceria importante e inovadora, que vai transformar a realidade de muitos catarinenses. Queremos ter os melhores índices educacionais do Brasil e, por isso, precisamos de melhorias pedagógicas e de melhorias estruturais”, comemorou o governador Jorginho Mello.

O evento de assinatura contou também com a presença do Secretário de Educação, Aristides Cimadon, do Presidente da Celesc, Tarcisio Rosa, da Presidente da Acafe, Luciane Ceretta, e da Adjunta da Educação, Patrícia Lueders.
Segundo levantamento da SED, mais de 700 escolas precisam de melhorias na rede elétrica para instalação de equipamentos eletrônicos, essenciais para garantir a qualidade de ensino dos estudantes. Alguns equipamentos estão no depósito da secretaria aguardando instalação.
“Realizamos um levantamento das necessidades das escolas estaduais, e a rede elétrica foi uma das principais carências. Essa parceria com a Celesc e Acafe irá permitir que façamos essas melhorias de maneira mais rápida para atender nossas escolas”, explica Cimadon. O Secretário enfatiza também que essa ação já segue o formato das contrapartidas das universidades do sistema Acafe no Projeto Universidade Gratuita.
Para a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, a instituição sempre tem buscado contribuir com desenvolvimento do estado de Santa Catarina ao longo do tempo e uma das formas de fazê-lo neste momento foi identificando as necessidades das escolas estaduais, para então propor soluções. “Identificamos a necessidade de estruturação elétrica dessas escolas, e assim colocamos as nossas equipes a disposição para elaborar os projetos estruturais. Com isso, vamos cumprindo a nossa missão, que é a pela qual surgimos há mais de 55, 60 anos, de contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina em todas as áreas do conhecimento e nos locais onde a educação e os serviços que as nossas instituições oferecem são possíveis e necessários”, afirma Ceretta.

O objetivo do acordo é promover a regularização das instalações elétricas e padrões de entrada de energia nas escolas. Na parceria, a SED irá fornecer as informações e apontar as prioridades da rede enquanto os estudantes de engenharia elétrica das universidades farão os levantamentos das demandas e os projetos elétricos de cada instituição. Cabe à Celesc, por meio das gerências regionais, avaliar e aprovar os projetos.
Para o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, trata-se de uma parceria importante para otimizar os recursos do Estado, agilizando o atendimento às escolas. “A Celesc tem feito parcerias importantes que promovem o desenvolvimento do Estado em várias áreas. São investimentos junto à indústria, junto aos municípios, juntos às secretarias. E agora, essa parceria com a Educação do Estado, vai proporcionar mais segurança, conforto, desenvolvimento e eficiência para a nossa educação”, frisou ele.
Após o mapeamento feito pela SED e pré aprovação dos padrões de entrada de energia, os estudantes dos cursos de engenharia das universidades participantes irão desenvolver os projetos elétricos. A Celesc irá, então, dar celeridade na análise dos projetos, para que a SED possa licitar as instalações e solicitar as ligações, deixando o processo mais rápido.
Fonte: SecomO crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
Os policiais militares apuraram que a vítima, de 18 anos, foi deixada na unidade por ocupantes de um Renault/Clio escuro, que fugiram em seguida