Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/07/2024 | 15:00

Educação

Estudantes do IFC Luzerna conquistam 1º lugar no Hackathon da Campus Party

Publicado em 07/08/2023 ás19:00

Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe "Time Luzerna", formada por 5 alunos de Engenharia de Controle e Automação do IFC Campus Luzerna, acaba de dividir a primeira colocação do Hackathon Campus Party Brasil 2023, realizada no Centro de Convenções do Anhembi, SP.

Entre 27 e 29 de julho, os alunos Hugo Wayand, Marina Caldart, Brenna Siqueira, Gilvana Brugnara e Lucas Paludo, criaram, de forma ininterrupta, um produto específico para capacitar os pequenos empreendedores do Turismo, especialmente artesãos, vendedores ambulantes de comidas e bebidas, e pequenos lojistas, tudo dentro do desafio lançado e financiado pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

"Em 2022, o Brasil recebeu 3,6 milhões de estrangeiros, sendo 1,5 milhão só para São Paulo. Contudo alguns elos do setor turístico, como as empresas aéreas, os grandes hotéis e os centros de evento, são plenamente capacitados para as inovações tecnológicas, enquanto que os artesãos, pequenos lojistas e vendedores ambulantes de comidas e bebidas tem baixa capacitação", explica Hugo Wayand, criador da Equipe.

"Nosso aplicativo visa corrigir esse desequilibrio, permitindo aos pequenos empreendedores do Turismo, que movimentam milhões de reais por ano, aumentar em muito suas vendas, levando-os a usar marketplaces e plataformas de e-commerce", explica Lucas Paludo, principal programador do protótipo submetido pela equipe.

Para Brenna Siqueira, foi uma experência inesquecível: "Até ontem à noite so tínhamos a ideia. Com o apoio do professor Illyushin resolvemos começar às 20h, e hoje às 13h, sem dormir um minuto, submetemos dois vídeos no Youtube, 2 rotinas de programação, e um PDF completo do projeto... até agora não acredito que conseguimos!", comemora Brenna.

A estudante Gilvana é outra que mostra surpresa: "Quando chamaram o Time Luzerna no palco pra receber o prêmio, senti uma emoção indescritível, alegria e sensação de dever cumprido".

Por fim, Marina Caldart lembra que o prêmio foi dividido pelos organizadores, devido ao relativo equilíbrio dos projetos. "Foi uma honra receber o primeiro lugar também, justo na primeira vez em que chegamos na Campus Party, maior evento de inovação do Brasil", explica ela.

Os 5 premiados participam do projeto "Laboratório de Educação Empreendedora IFC Luzerna", fomentado pela Fapesc e coordenado pelo Professor Illyushin Zaak Saraiva, que esteve na condução da delegação do IFC.

"Nosso projeto tem dado ótimos resultados. Quando chegamos aqui e nos inteiramos dos desafios, cobrei de todos o máximo esforço e, quanto à escolha do desafio da Prefeitura de São Paulo, para auxiliar os pequenos operadores do setor turístico, foi uma decisão que tomamos juntos", afirma Illyushin.

Outro que comemora é o Diretor Geral do Campus Luzerna, Prof. Eduardo Butzen. "A participação dos alunos de Luzerna na Campus Party é uma tradição, mas receber a notícia da premiação deles assim exatamente na estréia de cada um, nos faz sentir que todos os investimentos que fizemos caminham no rumo certo", esclarece Butzen.

Os 5 membros da equipe vencedora acumulam diversos prêmios de empreendedorismo universitário, como o 1º lugar no recente Startup Weekend Joaçaba 2023, o 3º lugar no Reuni Challenge Santa Catarina 2021, e ainda duas primeiras colocações no Edital Nascer Fapesc para o polo Luzerna.

Confira no vídeo abaixo o projeto premiado: Sampa Connect

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X