Caco Da Rosa - Dia 9 de setembro, Dia do Médico Veterinário
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 09/05/2025 | 00:53

Artigo

Dia 9 de setembro, Dia do Médico Veterinário

Publicado em 09/09/2023 ás11:00

Cristhiane Stecanella de O. Cattani

Foto: Cristhiane Stecanella de O. Cattani

Celebra-se, hoje, 9 de setembro, o Dia do Médico Veterinário.

Temos realmente motivos para comemorar a data?

Por um lado, a profissão médico-veterinária afirma-se no mundo do trabalho e na sociedade, pelo desempenho dos profissionais, em mais de 80 competências e áreas de atuação, além da clínica e da produção animal, integrando a saúde animal, humana e ambiental, a Saúde Única.

Hoje, atuamos, na medicina preventiva, no ensino, na pesquisa, na preservação da fauna, na perícia, na biossegurança, nos laboratórios, na saúde animal e humana nas zoonoses, no meio ambiente, na segurança alimentar, na saúde pública e na genética.

Por outro lado, vivenciamos um cenário que tende à precarização profissional, pela oferta atual de 536 cursos de medicina veterinária no país, nas modalidades presenciais, noturnas e a distância (EAD). Número alarmante, comparado com outros países, como:  EUA, 27; China, 40; Japão, 16; Itália, 14; França, 4; Alemanha, 5 e Reino Unido, 9.

Também chama a atenção a situação em Santa Catarina, com a oferta de mais de 30 cursos de medicina veterinária, com um total de egressos mais que suficientes para atender a demanda de profissionais. No momento, a relação de médicos veterinários por 1.000 habitantes é de 1,07, quase o dobro da média nacional, que é de 0,7.

Atualmente o Conselho Federal de Medicina Veterinária tem registrados 203.059 médicos veterinários, sendo atuantes 149.847, com 54 mil excluídos do mercado de trabalho. Só esse quantitativo de profissionais fora do ramo de atividades já é indicativo de um número excessivo.

A Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (SOMEVESC), com 60 anos de fundação, representa mais de 9.000 médicos veterinários em atividade no estado.

A SOMEVESC entende que é imprescindível que os cursos de medicina veterinária sejam presenciais, diurnos, em tempo integral e com dedicação exclusiva. Oportunizando ao estudante o contato direto com os professores, elevada carga horária de atividades práticas, estágios de aprendizagem e metodologias ativas. Manifesta preocupação com a Resolução do MEC que ampliou o limite de aulas a distância (EaD) de 20% para 40%.

Só assim teremos a garantia que a sociedade conte com gerações de médicos veterinários de sólida formação para prestação de serviços profissionais de qualidade.

Cristhiane Stecanella de O. Cattani
Presidente da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária – SOMEVESC
cristhianecattani@gmail.com

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X