Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 01:53

Joaçaba

Coleta seletiva de lixo inicia na próxima segunda-feira em Joaçaba

Publicado em 20/01/2014 ás21:00

Lançamento oficial do projeto aconteceu na Câmara de Vereadores

Foto: Lançamento oficial do projeto aconteceu na Câmara de Vereadores

Foi lançada oficialmente na tarde desta segunda-feira (20), a coleta seletiva de lixo em Joaçaba. Diante do auditório da Câmara de Vereadores lotado por moradores e autoridades, o secretário de administração e finanças da Prefeitura, Celso Felipe Bordin, e o representante da empresa TOS Ambiental, Marcos Fernandes Gaspar, explicaram como será o funcionamento do programa.

“O projeto vem sendo trabalhado desde o ano passado e demandou vários estudos”, destacou Bordin, explicando que a preocupação da administração municipal era criar um programa social, já que várias famílias no município dependem da coleta de lixo para a sobrevivência. “Quando pensamos em inserir os catadores no projeto, nos deparamos com duas associações (Acomar e Reciclar), e também com a dificuldade da localização da associação na Vila Pedrini. O local não é passível de licenciamento ambiental, por isso tivemos que destinar um espaço adequado às margens da BR-282, onde as associações vão ficar uma do lado da outra, facilitando a logística, tanto para a empresa entregar os resíduos, quanto para os interessados em comprar o material reciclado”, ressaltou o secretário. “Agora estamos na fase mais importante do projeto, que é a divulgação e contamos com o apoio de todos”.

Ainda conforme o secretário, os carrinheiros não serão impedidos de trabalhar, no entanto, o objetivo é que eles se convençam que será mais lucrativo estar no barracão separando os materiais. "Com isso, lentamente a realidade dos carrinhos, que atrapalham o trânsito, será mudada", apontou Bordin.

Segundo o representante da empresa TOS Ambiental, Marcos Fernandes Gaspar, as ações da coleta seletiva vão dar sustentabilidade para as famílias que trabalham com a reciclagem. “É louvável essa parceria público privada em que a Prefeitura está incentivando as cooperativas e destinando barracões para as associações”, elogiou. De acordo com ele, a iniciativa de Joaçaba atende o que estabelece a Lei 12.305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que determina que os municípios eliminem os lixões dando destino correto aos resíduos, sob pena de não conseguirem viabilizar recursos junto a Funasa e Ministério das Cidades.

“É um momento muito importante para nossa cidade” destacou o presidente da Câmara de Vereadores, Chico Lopes. “Há 09 anos começamos a trabalhar essa questão ambiental e hoje me sinto gratificado com o lançamento deste programa”, acrescentou.

“Essa foi uma decisão administrativa com consciência e responsabilidade” observou o prefeito Rafael Laske. “Não temos a intenção de ganhar dinheiro, nosso objetivo maior é contribuir com as pessoas que vivem deste trabalho, além da questão ambiental”, mencionou Laske afirmando que os direitos dos catadores estão garantidos. “Desde o início do projeto priorizamos as associações. Sentamos várias vezes com eles até se chegar a um projeto ideal que não prejudicasse quem já estava trabalhando”, mencionou ao pedir a colaboração de todos. “A empresa, as cooperativas e a Prefeitura fizeram sua parte, agora precisamos a contribuição da sociedade para que o programa possa dar certo”, concluiu o prefeito.

O programa:

O projeto piloto orçado em R$ 500 mil, vai cobrir inicialmente 80% do município. Um caminhão diferente dos que fazem a coleta do lixo orgânico fará o recolhimento em dias e horários agendados. Todo o material reciclável (papel, plásticos, vidros e metais) será depositado pela população em um único recipiente, não sendo necessária a separação dos objetos, que será feita pelos separadores nos barracões após receberem o material do caminhão, e posteriormente comercializados por eles.

A coleta seletiva de lixo em Joaçaba inicia na próxima segunda-feira (27). A partir desta terça-feira o caminhão estará exposto em frente a Prefeitura para que a população possa identificá-lo. Além disso, um material explicativo será entregue nas residências.   

Confira o cronograma de coleta nos bairros:

Acesso Adolfo Ziguelli - quarta-feira: 14 às 18h

Anzolin - quarta-feira: 14 às 18h

Armindo de Medeiros - quarta-feira: 14hs às 18h

Bela Vista - sexta-feira: 08 às 12h

Boa Vista - segunda e quinta: 14 às 18h

Caetano Branco - sexta-feira: 08 às 12h

Centro - terça-feira, quinta-feira, sábado: 08 às 12h

Cruzeiro do Sul - terça e sexta-feira: 14 às 18h

Distrito Industrial - quarta-feira: 14 às 18h

Flor da Serra - terça-feira e sexta-feira: 14 às 18h

Frei Bruno - sexta-feira: 08 às 12h

Jardim Alvorada - quarta-feira: 08 às 12h

Jardim Itália - segunda-feira: 08 às 12h

João Paulo II - segunda-feira: 08 às 12h

Menino Deus - segunda-feira e quinta-feira: 14 às 18h

Monte Belo - segunda-feira e quinta-feira: 14 às 18h

Santa Tereza (bairro todo exceto ruas do entorno do Jardim Alvorada) - terça-feira e sexta-feira: 14 às 18h

Santa Tereza 1 (região próxima ao Jardim Alvorada) quarta-feira: 08 às 12h

Tobias - segunda e quinta: 14 às 18h

Vila Cordazzo - segunda-feira: 08 às 12h

Vila Pedrini - quarta-feira: 14 às 18h

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X