Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 12:18

Herval d' Oeste

Lideranças querem que governo reassuma a rede ferroviária

Publicado em 23/01/2014 ás19:02

Encontrou aconteceu na Câmara de Vereadores de Herval

Foto: Encontrou aconteceu na Câmara de Vereadores de Herval

Romper com a ALL (América Latina Logística), empresa que detém a concessão da rede ferroviária no Brasil. Esse foi o tom do encontro realizado na Câmara de Vereadores com lideranças no início da tarde desta quinta-feira (23) em Herval d´Oeste. “Cansamos. Quando começamos com as manifestações eles enchem as estradas de ferro com dormentes, mas depois levam embora. Fizeram isso em Marcelino Ramos e também aqui em Herval d´Oeste há dois ou três anos. Acabou o dialogo. Não temos paciência e em mais tolerância com essa empresa irresponsável com nosso desenvolvimento” disparou o presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai.

Na reunião ficou acertado que dois documentos com conteúdos distintos serão confeccionados, assinados por todas as entidades do estado e enviados ao governo federal: a inclusão das Ferrovias da Integração e Norte-Sul (Cascavel ao Oeste Catarinense) no PAC das concessões ferroviárias para antecipar o processo e garantir os recursos às obras, e também o pedido de rompimento com a ALL. “Queremos dar apoio e respaldo para que a presidente Dilma rompa de vez com essa empresa, a exemplo do que fez a Argentina”, comparou Uczai.

Quanto à inclusão da Ferrovia Norte-Sul no PAC, o deputado justificou. “Se não for construída em paralelo com a nossa, o futuro do setor agroindustrial no oeste e em Santa Catarina estará comprometido, pois é o insumo que precisamos mais barato para transformar em proteína animal”, ressaltou ao dizer que do contrário, o insumo continuará ficando barato para a China, chegando até o Oeste apenas a proteína.  

Na oportunidade Uczai explicou que o atraso em 90 dias do processo licitatório para os estudos técnicos sobre a viabilidade da Ferrovia da Integração (870 km), foi causado por uma ação movida por um advogado da capital do estado que questionou alguns itens do processo. No entanto, segundo ele, o Tribunal de Contas resolveu alterar apenas dois itens da licitação que agora tramita normalmente, devendo ser concluída até fevereiro ou março, quando será emitida a ordem de serviço. De acordo com Uczai, para ganhar tempo o estudo engloba três projetos: estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental; estudo aerofotogramétrico e o projeto básico de engenharia.

O deputado disse que o estudo de viabilidade vai apontar o melhor traçado para as ferrovias. “O traçado está sendo disputado no litoral que deve decidir o Porto que vai acolher os produtos. Está clara a necessidade do litoral passar pela região Meio Oeste até o Extremo-Oeste, divisa com a Argentina, pois no futuro queremos a ligação bioceânica por ferrovias até os portos do Chile”, antecipou.

O presidente da Frente Parlamentar, disse ainda que vai pedir para que a ordem de serviço para os estudos seja assinada aqui na região pelo presidente da Valec (empresa responsável pela licitação) e pelo ministro dos transportes. “Queremos que eles estejam aqui para que possamos manifestar nossa posição, assim quem sabe em 5 ou 7 anos todos os projetos ferroviários no estado estejam concluídos”, finalizou.

Além do prefeito Nelson Guindani e seu vice Ricardo Nodari, participaram do encontro os vereadores Juarez Antônio de Souza, Osni Silveira de Ávila, Euclides Filipini, representantes da Prefeitura de Joaçaba, Senai, Coperavisu, CDL e AICHO de Herval d´Oeste, Acioc, Ammoc, Rotary de Herval, Associação Amigos de Herval e sindicatos.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X