Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 23/02/2024 | 04:31

Polícia

Autoridades flagram irregularidades sanitárias e crime ambiental em acampamento

Publicado em 08/12/2023 ás18:00

Polícia Civil/Divulgação

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), juntamente com a CIDASC de Xanxerê e a Polícia Militar Ambiental de Chapecó, realizou nesta quinta-feira (7) fiscalização sanitária no Acampamento Marcelino Chiarello, em Xanxerê. 

A ação foi motivada por denúncias de negligência ao bem-estar animal, contaminação de recursos hídricos pela criação de suínos e introdução de rebanhos em propriedades vizinhas.

No local, os profissionais vistoriaram aproximadamente 39 bovinos, 90 suínos, 32 caprinos e algumas aves, identificando diversas incompatibilidades sanitárias: ausência de brinco de identificação e comprovação de origem; divergência da quantidade de animais com o cadastro;  trânsito irregular de animais entre as propriedades (ausência de GTA); e superlotação de animais considerando o tamanho da propriedade. Alguns desses animais foram encontrados em lavouras vizinhas, ao passo que outros estavam soltos nas estradas rurais. 

A ação integrada também constatou a prática de crime ambiental e ainda flagrou a criação de suínos (soltos, amarrados e em chiqueiros) ao lado de córrego, desrespeitando área de preservação permanente e com alto risco de poluição do recurso hídrico. 

Os proprietários foram notificados administrativamente por infração às normas sanitárias e, além da aplicação de multas, será instaurado procedimento policial para apurar a prática de crime ambiental.

O estado de Santa Catarina é certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal como estado livre de febre aftosa, sem vacinação. Aliás, por meio dessas fiscalizações está sendo possível impedir a propagação de doenças como a peste suína clássica e peste suína africana no estado. 

A união de esforços entre a Polícia Civil, PMA e CIDASC  tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado, bem como evitar a ocorrência de crimes patrimoniais contra o agronegócio.

Fonte: Ascom/Polícia Civil

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X