Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 10/09/2026 | 15:16
Publicado em 29/04/2024 ás10:30
O governador Jorginho Mello se manifestou na noite deste domingo (28) sobre a greve dos professores da rede estadual, que qualificou de “descabida e com baixa adesão”.
Através de um vídeo, divulgado em suas redes sociais, Jorginho afirmou que o salário dos professores do Estado é o maior da região Sul. Também disse que os secretários tem negociado com a categoria desde o ano passado, mas que o Governo não pode fazer tudo o que o sindicato exige.
“Eles reivindicam um único ponto que neste momento é inviável, a descompactação da folha. Custaria R$ 4,6 bilhões aos cofres públicos, quebrando praticamente o Estado. Ou seja, atender o sindicato é cometer um crime de improbidade administrativa, pois o Estado estaria gastando mais que o permitido pela lei, e isso eu não vou fazer”, foi taxativo.
O governador informou ainda que determinou que seja descontado os dias dos grevistas e que sejam contratados professores temporários para manter as aulas no Estado.
Sinte rebate
O Sinte/SC (Sindicato dos Profissionais em Educação) lamentou o posicionamento do governador. De acordo com o sindicato, além de não apresentar proposta, Jorginho Mello usou o momento para desinformar a sociedade.
“Os trabalhadores e trabalhadoras da educação não merecem o tom de ameaça. Não é uma briga entre sindicato e governo do estado, são pais e mães de família que precisam ser valorizados”, rebateu o Sinte, que promete promover um “Ato histórico” nesta terça-feira (30) em Florianópolis.
A greve
A greve dos professores teve início no último dia 23 de abril. O Sinte afirma que 30% da categoria aderiu a paralisação.
A categoria reivindica a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial, revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias, e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
Os policiais militares apuraram que a vítima, de 18 anos, foi deixada na unidade por ocupantes de um Renault/Clio escuro, que fugiram em seguida
O crime ocorreu na manhã do último domingo (6), quando um jovem foi esfaqueado no interior de Herval d'Oeste e deixado no Hospital Universitário Santa