Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 24/07/2026 | 23:18
Publicado em 02/05/2024 ás11:30
A chuva se intensificou no estado de Santa Catarina na madrugada da quinta-feira (2), trazendo volumes acima de 100 mm no Litoral Sul, devido a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul.
De acordo com aviso meteorológico da Defesa Civil, o avanço deste sistema traz chuvas intensas e volumosas para o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, especialmente nas áreas de divisa com o estado gaúcho, mas podem avançar até as regiões do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Na sexta-feira (3), a frente fria se estabelece sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa para as áreas em vermelho e laranja do mapa. Em todo o período também são esperados temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Os acumulados entre a quinta e a sexta-feira devem variar entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, que fazem divisa com o estado gaúcho, podendo pontualmente superar estes valores. Na metade Norte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e nas áreas em laranja do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 mm.
Hidrologia
Esses volumes previstos, trazem risco ALTO para enxurradas e inundações, nas bacias hidrográficas nas regiões do Grande Oeste e Planalto Sul catarinense. Entre esta quinta e sexta-feira, são esperadas elevações significativas nos níveis dos rios nestas regiões, principalmente para o Rio Uruguai em municípios de divisa com o Rio Grande do Sul, como Itapiranga, Mondaí, Palmitos e Águas de Chapecó, além de municípios próximos aos Rios Chapecó, Chapecozinho e do Peixe. Nestas bacias o risco também é ALTO para enxurradas, principalmente em áreas mais próximas às cabeceiras das bacias, e em riachos e ribeirões que atravessam as cidades.
Para as bacias do Litoral Sul, principalmente dos Rios Mampituba e Araranguá, e do Rio Canoas, na região do Planalto Sul. Nestas regiões, o risco é ALTO para enxurradas e MODERADO para inundações.
Condição de ATENÇÃO para possibilidade de enxurradas e inundações para as bacias hidrográficas do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde, de acordo com o aviso meteorológico, há divergências entre os modelos meteorológicos quanto à localização da posição das chuvas.
Também há risco MUITO ALTO nas áreas em vermelho no mapa para eventos pontuais de deslizamentos, que podem ocorrer em áreas fragilizadas em cidades nas regiões de Chapecó, Concórdia e Campos Novos.
O risco é ALTO para deslizamento e fluxo de detritos nas áreas em laranja do mapa, como parte do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As movimentações do solo podem ocorrer pontualmente em áreas já mapeadas com risco há deslizamentos e áreas fragilizadas pelo encharcamento do solo das chuvas, que já vem ocorrendo nos últimos dias.
Após a remoção da água, o corpo ficou sob a responsabilidade da Polícia Militar, que isolou a área até a chegada da Polícia Científica. O cadáver será
Como justificativa para sua saída, o ex-secretário apontou a exaustão física e mental decorrente da alta demanda de trabalho na pasta. Segundo ele, a
Com a violência do impacto, o carro foi arrastado por 31,5 metros e a cabine do caminhão acabou parando sobre ele, o que impossibilitou o socorro imed
O Corpo de Bombeiros foi mobilizado por volta das 14h35 para atender à ocorrência. Ao chegarem ao local, as equipes encontraram a vítima inconsciente
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 14h15min desta quarta-feira (22) após um morador afirmar ter visto um corpo sendo arrastado pela corre
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, apesar da queda acentuada, a vítima apresentava apenas escoriações nos braços e relatou dores nos mem