

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 02/06/2025 | 12:26
Publicado em 05/06/2024 ás09:00
O Projeto Sangue Total já está fazendo a diferença e salvando vidas nos atendimentos aos pacientes de Blumenau. Uma semana após ser implantado na região, a equipe do aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), realizou com sucesso a primeira transfusão emergencial de sangue em um paciente envolvido em um acidente entre automóvel e motocicleta na rodovia SC-412, na cidade de Ilhota.
Os Bombeiros Voluntários de Ilhota fizeram o primeiro atendimento aos dois ocupantes da motocicleta. Em seguida a Unidade de Suporte Avançado (USA) prestou os cuidados médicos intensivos até a chegada do Arcanjo 03 (helicóptero).
A equipe do aeromédico do SAMU fez a transfusão de sangue em uma das vítimas. Depois de estável, o paciente foi encaminhado para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.
“Tendo em vista a agilidade e o grande alcance das aeronaves, conseguimos cobrir uma região maior e apoiar as equipes das ambulâncias. Neste caso oferecendo a reposição de volume com uma bolsa de sangue total. Este procedimento estabiliza hemodinamicamente a vítima, garantindo desta forma uma melhor segurança durante o transporte até um centro de referência em traumatologia”, comenta Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.
Marcos ainda ressalta que o SAMU de Santa Catarina é pioneiro nesta técnica e conta com diversas parcerias para que iniciativas como estas aconteçam. Além disso, o serviço do Hemocentro fornece os insumos necessários à transfusão sanguínea no local do acidente.
Fonte: Ascom/SEScabeleireiro Luiz Dorini estava internado na UTI do Hospital Universitário Santa Terezinha desde o dia 17, após sofrer uma parada cardiorrespiratória
Claudia Fernanda Tavares voltou a ser presa na tarde deste sábado (31), por determinação do STJ, após permanecer quase dois anos em liberdade
Conforme relato da passageira, o motorista havia deixado a UPA 24h momentos antes e passou mal ao volante, perdendo o controle do veículo
Segundo o Ministério Público, os investigados teriam participado ou aderido a práticas ilícitas já atribuídas a um grupo de empresários suspeitos
A sentença fixou a pena em cinco anos e nove meses de detenção, em regime inicial semiaberto, além de indenizações que somam R$ 650 mil.
Para acessar o local onde a vítima se encontrava, os socorristas utilizaram técnicas de rapel. A remoção foi feita com o auxílio de um guincho