Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 17:21

Estado

Mau tempo prejudicou sistema elétrico em Santa Catarina

Publicado em 16/02/2014 ás16:30

Criciúma registra os maiores estragos (Foto:Caio Marcelo/Agencia RBS)

Foto: Criciúma registra os maiores estragos (Foto:Caio Marcelo/Agencia RBS)

A Celesc Distribuição informa que as condições climáticas da sexta-feira e sábado, dias 14 e 15, tiveram como consequência um número elevado de ocorrências no sistema elétrico de média e baixa tensão. Além de chuvas intensas, foram registradas rajadas de vento acima de 80 km/h, em especial no Litoral Sul, Litoral Norte, Planalto Sul e Grande Florianópolis. Os temporais ocasionaram o lançamento de árvores, galhos, objetos metálicos, entre outros, sobre a rede elétrica, além de postes quebrados e avarias em transformadores.

Os maiores acúmulos de chuva ocorreram no Sul do Estado, com pontos de alagamentos em Sombrio, Passo de Torres, Criciúma, Araranguá e Içara. Na Serra, também houve registros significativos de chuva com descargas elétricas e ventos. No Vale do Itajaí, as ocorrências na região começaram a surgir ainda na quinta-feira, 13, por volta das 20h30, sendo 80% causadas por raios.

No sábado, apesar da redução do volume de chuva, os ventos fortes, com rajadas entre 50 a 70 km/h, persistiram no Litoral, provocando, mais uma vez, lançamento de objetos sobre a rede.

Durante a tarde do dia 14, em função do número de ocorrências, foram registrados picos de até 50.000 unidades consumidoras sem energia elétrica. A Celesc concentrou esforços, e as equipes de emergência trabalharam constantemente para normalizar o atendimento elétrico.

No entanto, devido ao número de ocorrências, cerca de três vezes superior ao índice normal, foram registrados casos nos quais o reestabelecimento da energia elétrica foi realizado em um tempo acima do normal. Para estes casos, a Empresa é solidária com a situação de desconforto vivida pelos consumidores e conta com a compreensão dos clientes, por ter se tratado de uma condição atípica.

Com relação ao Call Center, em função do número atípico de ocorrências e de chamados, foi registrado um congestionamento no sistema, o que dificultou o contato entre os consumidores e a Empresa. Como comparativo, em dias típicos, o nosso Call Center atende cerca de seis mil chamadas (comerciais e de emergência). No dia 14, foram registradas cerca de 19 mil ligações e, no dia 15, 11 mil.

A Celesc enfatiza que tem à disposição de seus consumidores um canal de comunicação alternativo, no qual o cliente pode encaminhar à Empresa um aviso de que está sem energia elétrica por mensagem de texto, via celular. Para tanto, basta enviar um SMS para o número 48196, com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora. A Celesc imediatamente registra a solicitação, identifica o cliente e gera um protocolo de atendimento.

Por fim, informamos que, em função dos esforços concentrados pelas equipes de emergência, o sistema elétrico encontra-se normalizado desde sábado, por volta das 18h. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X