Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 22:40

Região

1ª Etapa do Parque do Rio do Peixe será inaugurada dia 8 de março

Publicado em 18/02/2014 ás14:00

Pedro Schaitel

Foto: Pedro Schaitel

O Prefeito de Videira Wilmar Carelli e o vice-prefeito Dr. Jorge entregam oficialmente, aos videirenses, no próximo dia 8 de março, a primeira etapa do Parque do Rio do Peixe – a Praça do Lazer. Para a solenidade, a Secretaria de Turismo e Cultura, a Secretaria de Saúde, a Fundação Municipal de Esportes e o departamento de Ação Social estão preparando uma ampla programação que iniciará no sábado (8) e encerrará no final da tarde de domingo (9). “Elaboramos uma programação diversificada que pretende explorar todas as funcionalidades da praça, nos aspectos cultural, esportivo e de entretenimento”, aponta Carelli ressaltando a alegria de entregar aos videirenses o espaço que transformou a área central da cidade e que vai se traduzir em qualidade de vida para os moradores.

A Praça do Lazer foi projetada para a prática de atividades esportivas, apresentações culturais e áreas para convívio social.  Local confortável, agradável e seguro que trará mais saúde e qualidade para o estilo de vida do cidadão de Videira. O complexo recreativo e esportivo que a Praça abriga conta com pista de skate, quadras de streetball, quadra poliesportiva, quadra de areia, playground, aparelhos de ginástica, cancha de bocha, mesa de jogos, anfiteatro, lanchonete, lago, monumento, ciclovia e local para estacionamento. “Tenho certeza que o Parque Rio do Peixe está elevando a autoestima da população de Videira, além de já ter se tornado um marco que está posicionando a cidade como um espaço  moderno.  A partir de agora, vamos em busca da articulação de recursos para que possamos realizar as próximas etapas que são o largo da estação e a Praça do Conhecimento”, ressalta o prefeito.

Confira a programação completa da inauguração da Praça do Lazer:

Sábado - 8 de março

8h30 Saída da caminhada do Dia Internacional da Mulher no estacionamento da Prefeitura Municipal de Videira

9h15 – Chegada da caminhada no Anfiteatro Aberto e Ato Inaugural da Praça do Lazer do Parque Rio do Peixe

9h30 – Início das atividade de Medicina Preventiva da Secretaria Municipal de Saúde

        - Aulão de Zumba com as academias do Município;

        - Aplicação de Maquiagem

14h – Início dos torneios esportivos de voleibol de areia, basquete, futsal e bocha da Fundação Municipal de Esportes

18h – Concerto “Especial Rock” com o Coral Madrigal Som da Pessoa

Domingo – 9 de março

9h – Continuação dos torneios esportivos

15h – Apresentação de danças com o Grupo da Terceira Idade e  Academias de Dança do   Município    

18h -    entrega das medalhas aos times vencedores dos torneios esportivos.

18h30  – Concerto da Banda Sinfônica Videira “Temas de Filmes”.

O Parque Rio do Peixe

O Parque Rio do Peixe está localizado na margem esquerda do Rio do Peixe, onde foi traçada a histórica ferrovia ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. Executado pela Prefeitura de Videira, o projeto completo será implantado no trecho entre o antigo “triângulo de manobra do trem” e o Sesi, totalizando uma extensão de 1.400 metros. O Parque está sendo construído a partir da revitalização das margens do rio, criando uma área verde em pleno centro da cidade de Videira, com três praças unidas por circuitos de caminhada e ciclovia.

A primeira é a Praça do Lazer cujas obras serão entregues à comunidade no próximo dia 8 de março. Este espaço é voltado para a prática de atividades esportivas, apresentações culturais, com áreas para convívio social. A segunda área será o Largo da Estação, que tem como objetivo se tornar o ponto de encontro, happy-hour e convívio entre as pessoas, além de também constituir o ponto principal de recepção ao turista. Neste espaço, será construída a Praça Seca. Esse local multiuso de 140 metros de comprimento receberá eventos, feiras, manifestações populares e servirá de extensão para bares e restaurantes.

O último ponto, estará nas proximidades do Sesi e  destacará o resgate histórico e a educação. A Praça do Conhecimento estará situada entre símbolos históricos do crescimento econômico da cidade (o frigorífico, berço da Perdigão, hoje Brasil Foods e a antiga cantina da Família Fernandes, representando as vinícolas do município). Esta Praça fortalecerá a identidade cultural herdada dos imigrantes italianos e alemães que fundaram a cidade. A Praça do Conhecimento também contará com brinquedos educativos que facilitarão e estimularão o aprendizado das ciências e de educação ambiental, voltados para a fauna e flora das margens do Rio do Peixe. “Quando a cidade começou a ser formada às margens do Rio, involuntariamente, através das construções viramos as costas para ele. Com esse projeto moderno e arrojado estamos resgatando essa questão, valorizando o Rio do Peixe, criando espaços para que ele possa ser apreciado e integrado ao cotidiano do videirense”, diz o arquiteto Artur Brandalise, um dos responsáveis pelo projeto.

Confira na galeria abaixo as fotos do Parque:

Fonte: Silvia Palma

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X