Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 24/07/2024 | 19:26

Joaçaba

Pesquisa sobre o aeroporto é entregue para a Companhia Aérea Azul

Publicado em 10/07/2024 ás08:50

Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) encaminhou, na última semana, para a Companhia Aérea Azul, um documento sobre o aeroporto Santa Terezinha de Joaçaba, que é resultado de um levantamento de dados socioeconômicos, elaborado em parceria com a Prefeitura Municipal de Joaçaba, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio da Vice-presidência da região Centro-Oeste de SC e a ACIOC. A Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) também recebeu o material.

O documento enviado tem mais de 40 páginas e além de informações sobre as melhorias que foram promovidas no aeroporto, traz também dados sobre o movimento operacional em comparação com o ano passado, informações sobre logística das cidades do entorno, números relacionados ao Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e potencial econômico e turístico do município de Joaçaba que  hoje é a 8ª melhor cidade do País e 3ª do Estado para se viver. Em termos de região, foram apresentados números relativos à população total que pode ser atendida, de empresas que podem ser impactadas, os setores que abrangem, além de outros dados econômicos. Constam, ainda, informações sobre o potencial turístico e de eventos de toda a região e a disponibilidade de serviços e atividades que carecem da realização de voos comerciais.

A pesquisa de mercado conduzida pela ACIOC, que integra o documento, foi aplicada entre os dias 21 de maio e 10 de junho e traçou o perfil da população que utilizaria o aeroporto. Foram 3281 respostas. Do total de pessoas que responderam, 52% são da cidade de Joaçaba, 9% de Herval d’ Oeste, 6% de Campos Novos, 5% de Luzerna, Treze Tílias e Capinzal e 18% das demais cidades da região do Meio Oeste catarinense. Dentre os respondentes, 94% das respostas vieram de pessoas físicas e 5,9%, jurídicas, sendo que o setor predominante de atuação dos participantes, é o de serviços.

Com relação aos motivos para o uso do aeroporto destacam-se: lazer com 32% e negócios com 31%. Já os destinos mais desejados seriam: São Paulo – Guarulhos com 28,04% e Florianópolis com 26,96%.

O presidente da ACIOC, Fábio Lazzarotti, agradeceu a todos os envolvidos na elaboração e aplicação da pesquisa, bem como aos que tiraram parte do seu tempo para respondê-la. Segundo ele, é papel da Associação atuar como articuladora em questões que impactam seus associados e a região como um todo, mas os esforços só serão efetivos com engajamento da população e união dos setores produtivos e Poder Público.

— O alto custo das passagens e a falta de voos diretos para o destino de desejo dos usuários foram, por exemplo, alguns dos obstáculos para o uso regular do Aeroporto. Diante dessa constatação e dos demais dados apresentados, a tomada de decisões por parte da Companhia Aérea Azul pode ser muito mais assertiva. Esperamos, em breve, ter retorno quanto a possíveis desdobramentos — ressaltou  o Diretor de Infraestrutura da ACIOC, Giovani Knolseisen.

Fonte: Ascom/ACIOC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X