Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
06-08-2020 | 09:21
CARNAVAL03/03/2014 às 15:30

Blocos desfilaram na Avenida do Samba em Joaçaba

Blocos desfilaram na Avenida do Samba em Joaçaba
Foto:Desfile foi avaliado por jurados

A origem da tradição joaçabense em relação ao carnaval teve início nos anos 30 do século XX quando os trabalhadores braçais da estrada de ferro São Paulo / Rio Grande do Sul em sua maioria da região sudeste (Rio de Janeiro) e nordeste (Bahia) instalaram residência e passaram a conviver com os colonizadores destas terras, comunidades inteiras formadas por italianos e alemães. No começo eram os encontros nas ruas e bares de Herval d´Oeste que terminavam em samba e deram reconhecimento a alguns personagens importantes na época, que mal sabiam que estavam formando uma geração carnavalesca hoje de reconhecimento nacional. Entre pais de santo e “preto-velhos” nomes como Javé, Coronel Chiruka, Lilico Galvão, Jacaré de Bronze e Tupira eram nomes certos nas rodas de sambas, inclusive com composições próprias. Foi em 1934 que teve início o carnaval de blocos, tradição que durou até a década de 70.

Estes mesmos blocos deram origem às Escolas de Samba; Vale Samba e Esquinão
de Joaçaba e Unidos do Herval sediada em Herval d´Oeste. Destas, apenas a Esquinão não existe mais. Nos tempos atuais, a última vez que um bloco desfilou pela Avenida XV de Novembro foi nos anos 90 com o extinto bloco Tigrão.

Para 2014 a LIESJHO – Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste – incentivou os blocos inscritos no Carnafolia à resgatarem esta tradição. Devido ao longo tempo sem este desfile, a nova geração desconhecia a possibilidade de este evento ser uma grande festa e por isto apenas dois blocos se inscreveram, no entanto, o empenho, criatividade e motivação dos blocos inscritos lotou as arquibancadas e camarotes da Avenida do Samba na noite de domingo, e este foi mais um grande sucesso do Carnaval de Joaçaba 2014.

Vieram para a Avenida os Blocos DNA e Los Iguanas. O primeiro – DNA – usou do humor e irreverência, brincando com o público e encenando situações divertidas. O segundo a desfilar – Los Iguanas – apresentou uma dança coreografada, mostrando que houve ensaio anterior ao desfile e apresentou uma homenagem a Copa do Mundo no Brasil.

O júri foi composto por profissionais da imprensa local e regional, que deu notas nos quesitos: criatividade, desenvoltura e animação. O Júri ficou assim constituído: Alessandra Barros da Band TV, Camila Freitas da RBS TV, Ernoy Matiello da Ric Record, Mauro Valmórbida da Rádio Nova Líder, Paula Patussi do Diário do Vale, Odinei Gonçalves da Rádio Jovem Pan.

O bloco vencedor será conhecido na tarde de terça-feira durante apuração dos pontos do Desfile de Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste, na Avenida XV de Novembro as 17 horas. A premiação será R$ 800,00 para o primeiro colocado e R$ 500,00 para o
segundo. “O que aconteceu hoje na avenida, com arquibancadas e camarotes lotados e este espetáculo dado pelos dois blocos deverá motivar os demais a participarem do próximo ano. Assim como o Carnaval Infantil e a Feira Cultural, que reuniram grande público e devem entrar oficialmente para o calendário 2015 do carnaval. É uma atração a mais para o turista que visita Joaçaba. Evento ordeiro, organizado, divertido e de graça. Estou muito
satisfeito”, afirmou Sérgio de Giacometti, presidente da LIESJHO.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui