Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 07/09/2026 | 03:59
Publicado em 10/03/2014 ás10:30
Depois de conhecer o projeto da Fundação PIO XII em Barretos, o secretário de saúde de Capinzal, Kelvis Borges, começou esse trabalho formiguinha de expandir para todo o Estado, já que Santa Catarina apresenta altos índices de câncer, principalmente de pele.
Primeiro contou com o apoio de deputados que abraçaram a causa e também conheceram o trabalho realizado em Barretos. Posteriormente, se deu um grande passo, com a realização do 1º Fórum de Prevenção contra o Câncer, em dezembro de 2013 em Capinzal, contando com a participação do médico coordenador da prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, Rafael Aiquel, que apresentou a fundação a todos.
No segundo momento, os profissionais da saúde de 26 municípios de Santa Catarina estiveram em Barretos, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, participando de uma capacitação para receber a carreta de prevenção, prevista para chegar ao Estado no dia 19 de março, com a realização de exames de pele, próstata e colo de útero.
Durante a capacitação em Barretos, a equipe teve a oportunidade de conhecer a estrutura do hospital, bem como o Hospital de Câncer Infanto-juvenil, talvez um dos momentos mais aguardados por todos.
O grupo chegou ao “Lulinha”, como é chamado por todos, na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, e o clima era de festa, pois o ambiente estava enfeitado com motivos de carnaval e a música apropriada para o momento. Aos poucos, o silêncio foi tomando conta de todos que se emocionavam ao ver pessoas tão pequenas passando por problemas tão grandes aos olhos de todos.
O grupo se dividiu em dois e no saguão muitas pessoas aguardando o transporte. Ali, duas mães esperavam o carro que as levaria de volta ao alojamento, a Casa Vovô Antônio. Uma delas era de Roraima e a outra família de Rondônia e já estão em tratamento há alguns meses. Um dos pacientes, de apenas cinco anos, com câncer de fígado, dormia no colo carinhoso da tia, enquanto a menina, a segunda paciente, já está quase finalizando o tratamento, mas muito inquieta, pois não conseguia se locomover muito bem.
Pelos corredores muito colorido e diversão, com lanchonete e brinquedos, além de um cineminha particular para as crianças. No meio do prédio, um jardim com cadeiras e borboletas gigantes grudadas pelas paredes.
Quando se adentrou na ala de quimioterapia foi solicitado que não tirássemos fotos e o silêncio prevalecia entre todos. No segundo andar, ficava a ala de internação, mas não houve a possibilidade de visitas pelo risco de infecção.
Realmente, o local se transforma com o objetivo de dar uma melhoria na qualidade de vida daqueles que passam pela doença.
A Carreta
O roteiro começa no dia 19 de março pelo município de Maravilha e finaliza no meio de abril em Penha, onde conta com o apoio do Instituto Beto Carrero.
A carreta deve realizar mais de dois mil exames no Estado, mas a passagem tem como objetivo principal chamar a atenção à prevenção, pois muitos casos da doença podem ser evitados se identificados precocemente.
Roteiro de hospedagem:
19/03 - Palma Sola
20/03 - São José do Cedro
21/03 - São Miguel do Oeste (hospeda de 18 a 22/30)
22/03 - Maravilha
24/03 - Chapecó (hospeda 22 a 25/03)
25/03 - Seara
26/03 - Concórdia (hospeda 25 a 29/03)
27/03 - Alto Bela Vista
28/03 - Joaçaba
29/03 - Ipira
31/03 - Capinzal (hospeda 29/03 a 04/04) 30/03
01/04 - Ouro
02/04 - Catanduvas
03/04 - Herval d’Oeste
04/04 - Campos Novos
05/04 - Caçador
07/04 - Fraiburgo (hospeda 04 a 08/04)
08/04 - Lages (hospeda 08 a 10/04)
09/04 - Curitibanos
10/04 - Otacílio Costa
11/04 - Pouso Redondo ( hospeda 10 a 12/04 )
12/04 - Aurora
14/04 - Guaramirim
15/04 - Penha (hospeda 12 a 16/04) 13/04 – 03 dias
O crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
O acidente ocorreu manhã desta segunda-feira (31) em um trecho próximo à ponte de acesso ao bairro Amarante, no momento em que chovia na região