Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
07-12-2019 | 09:03
JOAÇABA10/03/2014 às 13:30

Exposição de cartazes vai contar a história do cinema brasileiro

O cinéfilo Omar Dimbarre promove a partir das 20h desta segunda-feira (10) no Sesc em Joaçaba, a exposição de cartazes de cinema: ‘A História do Cinema Brasileiro em Cartaz’. O projeto que é pioneiro no Sesc em Santa Catarina, pretende contar um pouco da história da sétima arte no país através dos títulos mais conhecidos. “Espero que seja a primeira de várias exposições” disse Omar revelando que a intenção é levar a exposição para outras cidades no decorrer do ano.

A exposição segue uma ordem cronológica: Os cartazes dos filmes Bonequinha de Seda e o Ébrio são da Cinédia, o primeiro estúdio cinematográfico brasileiro. Bonequinha de Seda foi o filme brasileiro mais importante da década de 30 (conforme a Cinédia), e o Ébrio, lançado em 1946, tornou-se um sucesso estrondoso com quase 500 cópias, oito milhões de ingressos vendidos, ficando em cartaz de 1946 até 1983. Depois vem o Terra é Sempre Terra, segundo filme da Vera Cruz, companhia cinematográfica mais importante da década de 50. O Pagador de Promessas, único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro em Cannes. Barravento, primeiro filme de Glauber Rocha, Um Caipira em Bariloche do Mazaroppi, ator mais popular do cinema brasileiro nas décadas de 50 e 60, além de cartazes de filmes mais recentes que tiveram alguma importância para o cinema brasileiro: Cidade de Deus, Central do Brasil, Tropa de Elite, Faroeste Caboclo e O Som ao Redor, dentre outros títulos.

Omar possui mais de três mil cartazes colecionados no decorrer de 12 anos. “Chega de deixar isto tudo escondido” disse o amante de cinema empolgado com a ideia.

Após a abertura, será exibido o filme O Pagador de Promessas. A exposição prossegue até o dia 31.

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui