Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 21/07/2026 | 07:11
Publicado em 31/01/2025 ás20:00
A Prefeitura de Joaçaba alerta a população sobre um golpe que tem se espalhado pelo WhatsApp. Criminosos estão enviando um arquivo no formato .zip, com o título "comprovante", que, ao ser aberto, instala um vírus no celular, permitindo que o WhatsApp da vítima seja hackeado. Com isso, os golpistas passam a enviar mensagens fraudulentas para outros contatos.
O golpe já afetou um dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social: o Centro de Referência do Idoso, que teve seu WhatsApp comprometido e enviou o arquivo malicioso para todos os contatos registrados. Diante disso, a Prefeitura reforça o alerta para que ninguém abra o arquivo.
A Polícia Civil recomenda as seguintes medidas para evitar cair nesse tipo de fraude:
✅ Cuidado com arquivos suspeitos – Comprovantes de Pix, por exemplo, são normalmente enviados em formatos como JPEG, PNG ou PDF. Desconfie de arquivos .zip ou .exe, que podem conter vírus.
✅ Verifique diretamente no banco – Antes de abrir qualquer arquivo ou clicar em links, consulte seu extrato bancário pelo aplicativo oficial do banco.
✅ Evite instalar aplicativos desconhecidos – Baixe apps e atualizações apenas pelas lojas oficiais (Google Play e App Store).
✅ Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp – Isso dificulta a invasão da sua conta e reforça a segurança do aplicativo.
✅ Desconfie de mensagens inesperadas – Se receber um arquivo suspeito, mesmo de um contato conhecido, confirme antes se a pessoa realmente enviou.
Caso seja vítima do golpe ou conheça alguém que tenha sido afetado, registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil. A divulgação dessas informações e a adoção de medidas preventivas são essenciais para conter a propagação da fraude.
Fonte: Ascom/Prefeitura de JoaçabaA Polícia Militar foi acionada por volta das 13h para atender a uma ocorrência de lesão corporal envolvendo um homem, de 41 anos, e uma mulher, de 24
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, apesar da queda acentuada, a vítima apresentava apenas escoriações nos braços e relatou dores nos mem
O crime ocorreu na madrugada do último dia 7 de julho, quando uma dupla rompeu a porta de vidro do estabelecimento e subtraiu diversas mercadorias.
De acordo com a PM, o condutor apresentava sinais claros de embriaguez, como forte odor etílico, fala arrastada, comportamento exaltado e dificuldade
Socorristas do Corpo de Bombeiros encontraram o condutor ainda dentro da caminhonete, que ficou suspensa sobre a estrutura da casa. O homem relatou qu
A PM foi acionada por volta da 1h e as equipes encontraram uma intensa aglomeração, precisando utilizar o uso progressivo da força, empregando agentes