Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 20/07/2026 | 18:35
Publicado em 03/03/2025 ás14:30
Um policial civil foi condenado por corrupção passiva qualificada após acessar e repassar informações sigilosas do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) a uma empresa privada em troca de dinheiro. O crime ocorreu entre abril e julho de 2021, em uma cidade do Vale do Itajaí, e a sentença foi proferida pela Vara Criminal da comarca de Brusque.
Segundo a denúncia, o agente realizou 47 consultas no sistema restrito para fornecer dados ao setor de recursos humanos da empresa, descumprindo o dever de sigilo previsto no artigo 210, XVIII, da Lei Estadual 6.843/86. Em troca, recebia pagamentos mensais para as consultas, prática que se manteve por vários meses.
A investigação apontou que o policial verificava antecedentes criminais e outras informações sigilosas de candidatos a emprego. Conversas registradas nos autos mostram que ele detalhava eventuais registros criminais e até sugeria se o candidato era “recomendado” ou não para a contratação. O valor recebido pelo serviço chegou a R$ 500 mensais.
“A conduta do acusado não apenas violou o dever funcional de sigilo, mas também comprometeu a confiança da sociedade na integridade do serviço público, tornando inevitável a aplicação da pena e a perda do cargo”, destacou o juiz na sentença.
O policial foi condenado a quatro anos, cinco meses e 10 dias de reclusão em regime semiaberto, além do pagamento de 46 dias-multa. A pena foi agravada devido à reiteração do crime ao longo do tempo. Ele poderá recorrer da decisão em liberdade. O processo tramita sob sigilo.
A prisão ocorreu por volta das 23h durante rondas de uma guarnição na Rua Nereu Ramos, quando os policiais avistaram a suspeita em comportamento alter
O caso começou por volta das 19h, quando a PM foi informada que o suspeito estaria armado com um facão em frente a uma residência no bairro Santo Antô
A Polícia Militar foi acionada por volta das 13h para atender a uma ocorrência de lesão corporal envolvendo um homem, de 41 anos, e uma mulher, de 24
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, apesar da queda acentuada, a vítima apresentava apenas escoriações nos braços e relatou dores nos mem
O crime ocorreu na madrugada do último dia 7 de julho, quando uma dupla rompeu a porta de vidro do estabelecimento e subtraiu diversas mercadorias.
De acordo com a PM, o condutor apresentava sinais claros de embriaguez, como forte odor etílico, fala arrastada, comportamento exaltado e dificuldade