

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 14/06/2025 | 22:37
Publicado em 11/03/2025 ás11:30
A pitaya foi a grande atração do último domingo (9) no interior de Herval d’Oeste. Cerca de 70 pessoas participaram do roteiro Trilhos e Trilhas, que incluiu uma visita à propriedade da família Piovesan, onde puderam conhecer mais sobre a fruta que vem conquistando cada vez mais consumidores.
Os visitantes foram recepcionados com música ao vivo e participaram de uma experiência gastronômica especial. Além da visita ao pomar e das explicações sobre o cultivo da pitaya, eles puderam degustar um buffet com a fruta como ingrediente principal: sucos, pães, cucas, drinks, geleias e bolos fizeram parte do cardápio.
“A pitaya é uma fruta antioxidante, ajuda na prevenção do câncer, é benéfica para quem tem diabetes ou colesterol alto, além de ser rica em fibras e auxiliar na imunidade devido à vitamina C”, explicou a nutricionista Maiara Fernanda da Silva, que orienta a família Piovesan no desenvolvimento das receitas.
Claudimir Piovesan contou que a produção da fruta na propriedade começou em 2016 e, atualmente, abastece o comércio de Herval d’Oeste, Joaçaba e região. O turismo surgiu como uma alternativa e hoje atrai grupos de, no mínimo, 10 pessoas mediante reserva. “No ano passado, produzimos 5 toneladas da fruta, mas o calor deste ano impactou um pouco a safra. Não utilizamos agrotóxicos em nossa plantação e a aceitação tem sido excelente. Queremos que mais pessoas conheçam esse cacto originário do México”, afirmou.
O cultivo da pitaya na propriedade teve início com Cleimar Piovesan, tio de Claudimir, que conheceu a fruta em Criciúma e decidiu investir na plantação, trazendo 150 mudas para iniciar o cultivo com o apoio da família.
Além da produção e distribuição da fruta para a região, a propriedade se consolidou como um destino turístico. O prefeito Ronaldo da Rosa participou da visita e destacou a importância da iniciativa. “Estou muito feliz em estar aqui hoje com minha esposa Kátia e minha filha Maria. Ver esse empreendimento só me anima ainda mais a apoiar o turismo em Herval. Contem comigo”, reforçou.
Interessados em conhecer a propriedade e participar do roteiro podem obter mais informações pelo WhatsApp: (49) 9 9933-8186.
Bombeiros foram informados no início da tarde deste domingo (8) que um homem havia pulado da Ponte Emílio Baumgart e caído no Rio do Peixe, em Herval
O condutor de um VW/Golf de modelo recente, com teto solar, colidiu na lateral de um Nissan/Tiida e arrancou o retrovisor de um VW/Up Pepper
Bombeiros foram acionado por volta das 13h50min desta quinta-feira (12)para atender à ocorrência na Rua Nilson Martini, esquina com a Júlio Dariva
De acordo com informações, Patrícia estava com uma amiga dentro de um carro, quando dois ocupantes de outro veículo passaram a assediar sua colega
Um policial civil foi condenado por improbidade administrativa e por diversos crimes após usar, sem autorização, uma viatura e uma arma da corporação
Segundo a vítima, o homem aparentava delírios e chegou procurar por alguém inexistente dentro da casa, colocando em risco a segurança dela e da filha