Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 09/09/2026 | 22:41
Publicado em 16/03/2025 ás22:10
Descalços, com terços nas mãos, segurando peças de roupa ou simplesmente em oração de gratidão, milhares de fiéis participaram, pelo 35º ano, da Romaria Penitencial Frei Bruno, realizada neste domingo (16) em Joaçaba. O evento, já tradicional na região, foi organizado pelo Santuário Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, com o apoio da Diocese de Joaçaba e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos.
A procissão teve início em frente ao Santuário e seguiu até o Cemitério Frei Edgar, onde foi celebrada a Santa Missa presidida por Dom Mário Marquez, bispo da Diocese de Joaçaba, e concelebrada por sacerdotes diocesanos e religiosos.

Durante o sermão, Dom Mário destacou a importância da fé e devoção da comunidade. “Celebrar a vida de Frei Bruno é reviver, ano após ano, essa experiência de fé. Cada romeiro traz no coração suas intenções e é isso que fortalece nossa caminhada. Pela intercessão de Frei Bruno, devemos manter aceso o desejo de sermos melhores todos os dias, especialmente neste tempo de Quaresma”, afirmou.

Ao término da celebração, o pároco do Santuário, Padre Joveci, agradeceu a todos os envolvidos na realização da Romaria. “Nossa gratidão a quem se dedicou meses na organização, aos empresários apoiadores, à Prefeitura e a toda comunidade que, unida, contribui para o crescimento deste evento. Que Frei Bruno abençoe e proteja a todos”, disse.
Um dos momentos mais aguardados da Romaria foi o anúncio de avanços no processo de beatificação de Frei Bruno. O comunicado foi feito pelo vice-provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição no Brasil, Frei Gustavo Medella, e pelo vice-postulador da Causa de Frei Bruno, Frei Alex Ciarnoski.

Segundo Frei Alex, em novembro do ano passado foi concluída a etapa da “Position”, uma síntese da história de Frei Bruno enviada ao Vaticano para a Causa dos Santos. Agora, a Diocese de Joaçaba nomeará uma comissão para investigar e reunir provas do milagre necessário para a beatificação.
Dom Mário reforçou que a nomeação acontecerá em breve, pois a Igreja já possui um milagre catalogado, que servirá como base para o envio das informações ao Vaticano. A expectativa é de avanços significativos ao longo deste ano.
O crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
Os policiais militares apuraram que a vítima, de 18 anos, foi deixada na unidade por ocupantes de um Renault/Clio escuro, que fugiram em seguida