Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 30/04/2025 | 03:34

Cultura

I Mostra Fita de Cinema celebra a música nas obras de Rogério Sganzerla

Publicado em 19/03/2025 ás20:01

Divulgação

Foto: Divulgação

A I Mostra Fita de Cinema – A Música nas Fitas de Rogério Sganzerla acontece de 4 a 16 de maio, em Joaçaba, reunindo estudantes, pesquisadores, comunicadores e admiradores do cinema nacional. Além da exibição de filmes, o evento promoverá oficinas e debates, com participação online aberta ao público.

O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2023, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e tem curadoria da jornalista Cristina De Marco, estudiosa da obra do cineasta joaçabense. “A mostra é parte de um sonho antigo. Nasceu em Joaçaba um dos autores mais criativos e respeitados do cinema brasileiro. Eu tive a sorte de conhecê-lo e de me apaixonar por sua obra. Gostaria que meus conterrâneos tivessem a chance de conhecê-la”, afirma Cristina.

Serão exibidos os curtas Brasil (1981) e Informação H.J. Koellreutter (2003), o média-metragem Isto é Noel Rosa (1990) e o longa Tudo é Brasil (1998). A seleção destaca o papel da música nos filmes de Sganzerla, com trilhas que passam por Noel Rosa, Ary Barroso, Pixinguinha, Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Cristina reforça a importância do tema: “Escolhi a música para a mostra porque ela é um elemento essencial nas produções de Sganzerla. Costumo dizer que a música funciona como um personagem nos filmes e, por meio deles, podemos observar a evolução da música brasileira, especialmente o samba.”

A programação completa, com os debatedores e convidados, será divulgada em breve.

Fonte: Nativa Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X